Questões

Total de Questões Encontradas: 26

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-BA Prova: Auditor Fiscal - Tecnologia da Informação
Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação está trabalhando no desenvolvimento de um portal corporativo e deseja desenvolver componentes webreutilizáveis que possam ser agregados (ou plugados) a outras páginas do portal. Estes componentes serão como adaptadores que, depois de prontos, permitirão ao portal integrar uma variedade de fontes de conteúdo e serviços. Os componentes que melhor atendem à necessidade do Auditor são os conhecidos
A
facelets.
B
web services.
C
map applets.
D
portlets.
E
bootstraps.
Os portais corporativos oferecem acesso on-line às informações e aplicações das empresas por meio das tecnologias de Internet, com objetivo de apoiar diretamente o negócio e ajudar essas empresas a serem mais competitivas. Esses portais 
A
devem incluir ferramentas de inteligência de negócios (Business Inteligence), gestão de conteúdo, data warehouse e informações estratégicas. 
B
devem integrar internet, intranet, extranet e sistemas legados, permitindo assim o aumento dos níveis de eficiência e de qualidade das relações nas organizações para serem considerados colaborativos. 
C
são soluções puramente técnicas, pois dependem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para impactar os processos de negócio. 
D
têm, como um de seus principais apelos, a promessa de fazerem o just in time da informação: levar a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa.
E
necessitam, fundamentalmente, de estabelecer métricas para avaliá-los e acompanhar a sua evolução, porém, as únicas métricas realmente úteis são as qualitativas, que avaliam o grau de satisfação do usuário com o portal. 
Texto Associado Texto Associado
Como parte de sua estratégia de negócio, a empresa de comércio ATG resolveu criar um portal colaborativo para consolidar, gerenciar e distribuir as informações interna e externamente. Para isso, após reunião da diretoria, a equipe de TI assumiu integralmente a responsabilidade pela criação do portal, comprometendo-se a entregá-lo em curto prazo. Devido à urgência, o portal foi construído para dar vazão inicialmente apenas às demandas dos gestores. A equipe de TI, no processo de engenharia de requisitos, contatou principalmente os gerentes mais antigos, que conheciam as especificidades de trabalho, mas não sabiam como o portal poderia apoiá-los. Esses gerentes forneceram informações que foram publicadas no portal de forma que todos os usuários poderiam ter acesso a todas elas a partir da página inicial, que foi construída de forma padronizada, disponibilizando as mesmas informações para todos os usuários. Aos poucos, o portal foi recebendo demandas de outras áreas e, como isso não havia sido planejado, foi crescendo de forma desordenada. Percebendo que o portal não estava atendendo às expectativas, a direção solicitou ao Marketing a realização de uma pesquisa qualitativa para saber a opinião dos usuários. Como os resultados foram insatisfatórios o projeto do portal foi abandonado.
Com base no texto acima, considere:

I. A equipe de TI assumiu integralmente a responsabilidade pela criação do portal.
II. O portal foi recebendo demandas de outras áreas e, como isso não havia sido planejado, foi crescendo de forma desordenada.
III. A página inicial foi construída de forma padronizada, disponibilizando as mesmas informações para todos os usuários.
IV. A equipe de TI entrou em contato principalmente com funcionários que conheciam suas especificidades, mas não sabiam como o portal poderia apoiá-los.

Foram ações que podem ter contribuído para o fracasso do portal o que consta em
A
I, II, III e IV. 
B
I e IV, apenas. 
C
II e IV, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III, apenas. 
Ano: 2016 Banca: ESAF Órgão: ANAC Prova: Analista Administrativo - Análise de Sistemas
Assinale a opção correta relativa a Portais Corporativos.
A
Integram aplicações de gerenciamento de formatação, inteligência essencial, depósito de produtos, central de serviços e gerenciamento de dados
B
Permitem que qualquer usuário acesse todo o conjunto de informações armazenadas em um único ponto de acesso
C
Integram auditorias de conteúdo, auditorias de inteligência empresarial, depósito de dados, central de dados pessoais e organização informal
D
Permitem que as empresas acessem as informações armazenadas e forneçam aos usuários um único ponto de acesso às informações personalizadas para abalizar decisões
E
Integram aplicações de arquiteturas de hardware, inteligência procedimental, central de produtos e gerenciamento de exceções
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista - Analista em Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
Com relação aos portais corporativos e web services, julgue os itens seguintes.
Em uma arquitetura de portal corporativo, a camada web é a responsável por prover a integração com os sistemas de bancos de dados da organização.
C
Certo
E
Errado
“Da mesma forma que os portais Web, os portais corporativos passaram por algumas gerações. Essa evolução se deu  num curto espaço de tempo. A evolução da Web é grande e, com isso, as ferramentas também evoluem. Em uma  dessas gerações, a comunicação passa a ocorrer de forma bidirecional, cuja empresa e seus diferentes públicos  passam a interagir utilizando a forma que a internet propicia. Trata‐se da _________ geração.” Assinale a alternativa  que completa corretamente a afirmativa anterior.  
A
quinta  
B
quarta   
C
terceira   
D
primeira   
E
segunda  
Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Desenvolvimento de Sistemas
O Portal Corporativo − PC, também chamado de EIP − Enterprise Information Portal, tem como objetivo primário promover eficiência e vantagens competitivas para a organização que o implementa. É INCORRETO afirmar:
A
Enquanto os armazéns de dados focalizam sobre dados e informação, o PC deve também apoiar os processos e workflows. Assim, provê um ponto central de acesso via navegador internet aos sistemas que cada colaborador da empresa precisa operar e consultar no seu dia a dia.
B
O conceito de metadado, base de linguagens de marcação como XML, é central para a evolução da internet, tanto em sua parte pública quanto na corporativa. Os metadados provêm os contextos de significados necessários à informação e torna os documentos mais facilmente localizáveis por mecanismos de busca.
C
A formação de taxonomias se beneficia da marcação (tagging) dos documentos. A marcação é um passo importante, tanto para garantir que mecanismos de busca encontrarão os documentos mais facilmente e os organizarão em classes, como para a disseminação dos documentos com base em regras de personalização. 
D
Dados não estruturados estão presentes em banco de dados e arquivos usados por sistemas transacionais e constituem, em geral, cerca de 10% dos dados de negócios de uma organização; o restante é composto por dados estruturados presentes em documentos, gráficos, áudio, vídeo etc. O PC utiliza metadados XHTML para integrar ambas as categorias de dados para possibilitar o acesso integrado a todas as fontes de informação.
E
Um dos objetivos centrais da gestão do conhecimento e, por conseguinte, dos EIPs é auxiliar os funcionários a encontrarem facilmente as fontes de informações corporativas no momento exato em que necessitam. A integração de mecanismos de busca com a solução de EIP pode prover, no menor tempo, os resultados mais relevantes para as consultas.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Independentemente da TI existente no referido tribunal, a implantação da tecnologia de portais web é indicada como primeiro passo de um projeto para integração de seu conteúdo, pois essa tecnologia provê uma interface uniforme com o usuário, além do suporte ao login único. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Acerca de sistemas de gestão de conteúdo, julgue os itens seguintes.
O portal, aplicativo embasado na Web, comumente fornece personalização e agregação de conteúdo de diferentes fontes, servindo como camada de apresentação de sistemas de informação. Esse conteúdo pode ser diferenciado, conforme a execução e a configuração dos portlets pelo usuário. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens seguintes, com relação aos sistemas de gestão de conteúdo e à segurança da informação. 
Diferentemente dos portais públicos da Internet, os portais de informações corporativas buscam aumentar a inteligência informacional da organização.
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 3