Questões

Total de Questões Encontradas: 35

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-BA Prova: Auditor Fiscal - Tecnologia da Informação
Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação está participando da implantação de um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos - GED na organização onde trabalha. Nesse processo, ele percebeu que o GED NÃO
A
suporta a criação de um histórico da vida do documento. Quando o documento é modificado ou revisado mais de uma vez, apenas a última versão do documento é mantida.
B
permite o uso de metadados, dificultando o uso de uma taxonomia, árvore de arquivos categorizados ou regra de nomenclatura padronizada.
C
permite a atribuição de níveis de acesso/permissionamento, fazendo com que qualquer pessoa de qualquer área possa realizar todos os tipos de operações nos documentos disponíveis.
D
garante o anonimato de acesso, pois é possível ligar rotinas de auditoria nos arquivos para saber quem acessou certo conteúdo, o que dá confiabilidade ao processo.
E
possibilita que documentos sejam consultados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, apesar de estarem disponíveis para toda a organização.
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: ITAIPU Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
Segundo Lorenzo Parodi, “O advento da Lei 11.419/2006, que instituiu o processo eletrônico nos tribunais brasileiros, e, mais ainda, a difusão universal dos sistemas informáticos como meios de gestão, escritura e comunicação resultaram numa explosão de documentos em formato digital, utilizados como provas em processos tanto cíveis quanto penais” (Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-jun-07/lorenzo-parodi-validade-prova-documental-formato-digital). 
Considerando sua obra “Falsificação de documentos em processos eletrônicos” (2018), assinale a alternativa correta.
A
Um tipo de documento é o chamado digitalizado, ou seja, originado por um computador ou outro sistema eletrônico, sem nunca ter sido impresso ou transferido em papel (como fotografia digital, um documento transformado em pdf ou um logotipo criado em salvo em jpg).
B
Um tipo de documento digital é o dito misto, com parte digitalizada e parte nato-digital.
C
Um tipo de documento digital é o dito nato-digital, ou seja, convertido para um formato digital a partir de um formato físico (normalmente em suporte cartáceo) por meio de escaneamento ou fotografia digital.
D
Documentos digitais podem ser classificados como possuidores de grafismo manual, como notas fiscais automatizadas, extratos bancários, e-mails, sujeitos a aplicação de técnicas grafoscópicas.
E
Algumas impressoras laser monocromáticas possuem um sistema de codificação oculta chamado “esteganografia de impressoras” e imprimem um código indetectável a olho nu, representando data e hora da impressão e o código serial da impressora utilizada na impressão.
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: ITAIPU Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
A respeito da preservação de documentos arquivísticos, assinale a alternativa correta.
A
Os aspectos de software são tratados na obsolescência virtual enquanto que os aspectos de hardware são tratados na obsolescência tecnológica.
B
A degradação do suporte e a obsolescência tecnológica são os principais fatores de comprometimento da preservação dos documentos digitais, uma vez que ameaçam sua autenticidade, integridade e acessibilidade.
C
Os formatos também sofrem alterações, muitas vezes devido a mudanças ocorridas nos hardwares aos quais estão associados.
D
A migração é uma técnica comum no caso de obsolescência de hardware, de software ou de formatos, e, assim como a emulação e a conversão de dados, apresenta risco mínimo quanto à integridade e funcionalidade dos documentos arquivísticos digitais, motivo pelo qual é amplamente utilizada.
E
Um SIGAD deve permitir ao usuário final especificar a vida útil prevista/pretendida dos suportes.
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: ITAIPU Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
A segunda parte do modelo e-ARQ Brasil apresenta a “especificação de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD)”. Os requisitos são classificados em O – Obrigatório, AD – Altamente Desejável ou F – Facultativo. Assinale a alternativa que apresenta um requisito FACULTATIVO.
A
Ser capaz de gerenciar volumes para subdividir dossiês/processos, fazendo a distinção entre dossiês/processos e volumes.
B
Assegurar que um volume conterá somente documentos. Não é permitido que um volume contenha outro volume ou outro dossiê/processo.
C
Automatizar a produção de documentos por meio da exibição de formulários e modelos predefinidos pelo programa de gestão arquivística de documentos.
D
Prever a inserção dos metadados obrigatórios, previstos em legislação específica na devida esfera e âmbito de competência, no momento da captura de processos.
E
Permitir que um usuário transmita documentos a outro usuário para completar o processo de captura, caso os procedimentos dessa captura sejam distribuídos entre vários usuários.
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: ITAIPU Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
Disponível no site do Conarq, “o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos – e-ARQ Brasil – especifica todas as atividades e operações técnicas da gestão arquivística de documentos desde a produção, tramitação, utilização e arquivamento até a sua destinação final”. Considerando esse modelo em conjunto com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, assinale a alternativa correta.
A
Considera-se gestão arquivística de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à coleta, produção, tramitação, uso, avaliação, arquivamento e disseminação de documentos, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
B
Considera-se sistema informatizado de gestão arquivística de documentos o sistema desenvolvido para coletar (pode ser por meio de redes sociais ou outras fontes), produzir, receber, armazenar, dar acesso, destinar e disseminar documentos arquivísticos em ambiente eletrônico ou não.
C
O documento arquivístico não é, necessariamente, único no conjunto documental ao qual pertence, podendo existir cópias em um ou mais grupos de documentos, assim como o conjunto de suas relações com os demais documentos do grupo nem sempre é único.
D
Os documentos arquivísticos são coletados artificialmente, mas estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa no plano de classificação, que os contextualiza no conjunto ao qual pertencem.
E
O documento arquivístico deve refletir corretamente o que foi comunicado e decidido ou a ação implementada, conter os metadados necessários para documentar a ação, ser capaz de apoiar as atividades e prestar contas das atividades realizadas.
Texto Associado Texto Associado
A respeito dos softwares para gestão eletrônica de documentos (GED), julgue o item a seguir.
As funcionalidades de um software GED incluem o Document Imaging, que permite a digitalização de documentos.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
A propósito de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e gestão de conteúdo, julgue os itens a seguir.
Uma das principais limitações do uso de tecnologias GED é a sua ausência no controle de autoria e versão dos documentos armazenados. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
A propósito de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e gestão de conteúdo, julgue os itens a seguir.
Entre as tecnologias relacionadas a GED está a capture, cuja finalidade é propiciar a conversão de documentos físicos em documentos digitais usando scanners. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
A propósito de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e gestão de conteúdo, julgue os itens a seguir.
Um dos aspectos relevantes no sistema de gestão de conteúdo é a possibilidade de definição de um fluxo de trabalho que deverá ser seguido na distribuição dos conteúdos, podendo definir-lhes o ciclo de vida. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Com relação aos sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), criados para permitir o efetivo controle do volume de informações veiculadas nas organizações, julgue os itens que se seguem.
O objetivo de um sistema GED é gerenciar os ciclos de vida de documentos, desde a criação ou o recebimento até a distribuição, o arquivamento ou o descarte.
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 4