Questões

Total de Questões Encontradas: 214

Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-BA Prova: Auditor Fiscal - Tecnologia da Informação
Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação está trabalhando no desenvolvimento de um portal corporativo e deseja desenvolver componentes webreutilizáveis que possam ser agregados (ou plugados) a outras páginas do portal. Estes componentes serão como adaptadores que, depois de prontos, permitirão ao portal integrar uma variedade de fontes de conteúdo e serviços. Os componentes que melhor atendem à necessidade do Auditor são os conhecidos
A
facelets.
B
web services.
C
map applets.
D
portlets.
E
bootstraps.
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-BA Prova: Auditor Fiscal - Tecnologia da Informação
Um Auditor Fiscal da área de Tecnologia da Informação está participando da implantação de um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos - GED na organização onde trabalha. Nesse processo, ele percebeu que o GED NÃO
A
suporta a criação de um histórico da vida do documento. Quando o documento é modificado ou revisado mais de uma vez, apenas a última versão do documento é mantida.
B
permite o uso de metadados, dificultando o uso de uma taxonomia, árvore de arquivos categorizados ou regra de nomenclatura padronizada.
C
permite a atribuição de níveis de acesso/permissionamento, fazendo com que qualquer pessoa de qualquer área possa realizar todos os tipos de operações nos documentos disponíveis.
D
garante o anonimato de acesso, pois é possível ligar rotinas de auditoria nos arquivos para saber quem acessou certo conteúdo, o que dá confiabilidade ao processo.
E
possibilita que documentos sejam consultados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, apesar de estarem disponíveis para toda a organização.
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB Prova: Analista - Tecnologia da Informação
Padrões de projeto são técnicas adotadas com o objetivo de estruturar a implementação de um sistema seguindo princípios preestabelecidos. Na implementação de um sistema fictício, foi detectado que o custo de criação de quaisquer objetos é muito alto. Dessa forma, cada objeto somente deve ser instanciado no momento em que ele é realmente necessário. Nesse caso, qual deve ser o padrão de projeto utilizado?
A
Facade
B
Mock Object
C
Singleton
D
Lazy Loading
E
Method Chaining
Ano: 2019 Banca: UFG Órgão: IF-GO Prova: Técnico de Laboratório - Informática
O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) gratuito. Existem, ainda, soluções da AVA que são proprietárias. Umas delas é o aplicativo
A
Claroline.
B
Sakai.
C
Blackboard.
D
ATutor.
Ano: 2019 Banca: UFG Órgão: IF-GO Prova: Técnico de Laboratório - Informática
O Moodle é uma plataforma de aprendizagem projetada para fornecer aos educadores, administradores e estudantes um sistema robusto, seguro e integrado para criar ambientes de aprendizagem personalizados, sendo um software livre. Qual é o tipo de licença aplicável ao Moodle?
A
AGPL
B
GPL
C
LGPL
D
FDL
Ano: 2019 Banca: INAZ Órgão: CORE-SP Prova: Técnico - Tecnologia da Informação
Em termos conceituais, os Sistemas de Informação no mundo real podem ser classificados de maneiras diversificadas. Vários tipos de sistemas de informação, por exemplo, podem ser classificados, conceitualmente, ora como operações, ora como de informação gerencial. Neste contexto, os Sistemas de Informação podem ser classificados, com EXCEÇÃO de:
A
Sistemas de Informação Executiva.
B
Sistemas de Processamento de Transação.
C
Sistemas de Apoio à Decisão.
D
Sistemas de Supervisão Financeira.
E
Sistemas de Controle de Processos.
Ano: 2019 Banca: INAZ Órgão: CORE-SP Prova: Técnico - Tecnologia da Informação
Dentro do contexto dos Fundamentos dos Sistemas de Informação, é correto afirmar:
A
O componente “tecnologia” diz respeito a todas as máquinas e os equipamentos que são utilizados no Sistema de Informação, sejam elas analógicas ou digitais.
B
Apresenta um componente adicional chamado “feedback”, que possui grande importância pelo fato de exercer uma função de controle nos dados de entrada no SI.
C
Assim como todos os tipos de sistemas, apresenta também três componentes ou funções básicas de interação, quais sejam: entrada; desenvolvimento; e saída.
D
São formados por quatro elementos interdependentes que se conectam e se complementam para que o SI desenvolva suas funções de forma eficiente e eficaz.
E
Software de sistema; software aplicativo, e procedimentos são exemplos de recursos de software necessários ao adequado funcionamento de um SI.
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: ITAIPU Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
Em sistemas de Recuperação de Informação, quando a busca inclui documentos irrelevantes e exclui documentos relevantes, respectivamente, esses fenômenos são chamados de: 
A
falso-positivo e verdadeiro-positivo.
B
falso-positivo e falso-negativo.
C
falso-negativo e falso-positivo.
D
verdadeiro-negativo e falso-positivo.
E
falso-negativo e verdadeiro-negativo.
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: ITAIPU Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
Em relação à classificação de textos em Recuperação de Informação, é correto afirmar:
A
Classificadores do tipo Bayes ingênuo estimam a probabilidade de uma classificação correta e são uma alternativa competitiva para a classificação de textos.
B
Entre os métodos supervisionados, o de agrupamento por particionamento é utilizando em processos de autorrotulagem.
C
Máquinas de vetores de suporte (em inglês, SVM) assumem que os pesos dos termos são binários, não considerando a frequência dos termos no processo de classificação.
D
Classificadores do tipo ensemble são metaclassificadores de técnicas baseadas em frequência de documentos de um termo.
E
O classificador de Rocchio é um método de ranqueamento de documentos baseado no número de links que apontam para o documento.
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: ITAIPU Prova: Pesquisador - Gestão da Informação
Em sistemas de Recuperação de Informação, os termos de indexação podem ser extraídos diretamente do texto dos documentos, fornecendo uma visão lógica dos documentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das operações realizadas para obter as palavras-chaves.
A
No processo de reconhecimento da estrutura, ocorre a análise léxica e a remoção de palavras sem semântica associada.
B
O processo de quebra do texto em palavras (tokenização) é dependente da stoplist, um dicionário próprio aplicado à separação das palavras.
C
A classificação de grupos nominais visa a identificação dos verbos e remoção das demais palavras, através de listas de palavras, etiquetadores automáticos e um thesaurus da língua ou do domínio.
D
Acentos, espaçamento e demais símbolos são delimitadores considerados naturais no processo de stemming.
E
O processo de stemming consiste em remover os afixos, preservando o radical e possibilitando o casamento entre variações de uma mesma palavra.
Página 1 de 22