Questões

Total de Questões Encontradas: 06

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STM Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
A respeito de construção de sistemas, julgue os itens subsequentes. 
Em sistemas desenvolvidos em Java, o objetivo do framework Hibernate é a transformação das classes para tabelas de dados, com a geração dos comandos SQL.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Técnico de Nível Superior - DESENVOLVEDOR
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens seguintes, relativos ao framework Hibernate. Nesse sentido, considere que a sigla HQL, sempre que utilizada, se refere a Hibernate Query Language.
Não devem ser utilizados juntos os frameworks JBoss Seam e Hibernate, já que os dois têm exatamente a mesma funcionalidade: o mapeamento de classes Java em tabelas do banco de dados, ou seja, o mapeamento objeto relacional (ORM).
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão

Com relação às tecnologias para desenvolvimento web em Java que podem ser
empregadas no sistema descrito no texto, julgue os itens a seguir.
A tecnologia Hibernate 3.5 é apropriada para o projeto em questão: entre as características que a credenciam, estão a integração com servidores de aplicação via JNDI e o suporte a mapeamento objeto relacional em modos básico e avançado, possibilitando o mapeamento de coleções e de associações, entre outros.
C
Certo
E
Errado
Considere o excerto a seguir: 
Imagem da Questão
As lacunas I, II, III, IV, V e VI devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:  
A
Java Transaction API - EntityManager - EntityManagerFactory - EntityTransaction - Java Transaction API - persistence unit. 
B
EntityManager - EntityManager - EntityManagerFactory - EntityTransaction - SessionFactory - driver. 
C
Connection - DriverManager - DriverManager - Connection - Connection - statement.
D
EntityTransaction - Connection - Connection - SessionFactory - Java Transaction API - persistence unit.
E
SessionFactory - EntityManagerFactory - EntityManagerFactory - SessionFactory - EntityManagerFactory - unidade de persistência.
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: Analista Judiciário - Banco de Dados
Texto Associado Texto Associado
Julgue o item abaixo, relativo à JPA (Java Persistence API).
A JPA, que foi criada como alternativa para o Hibernate para conexão com os sistemas gerenciadores de banco de dados, está nativa no Java SE a partir da versão 1.3.
C
Certo
E
Errado
Recentemente foi aprovado o desenvolvimento do seguinte projeto no Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região:

O projeto é uma aplicação web simples, que implementa as operações básicas de um cadastro e segue um modelo de implementação orientada a objetos na plataforma Java EE. O MySQL foi o banco de dados escolhido para persistir as informações do cadastro. O projeto utilizará os seguintes frameworks Java:

O I é uma tecnologia para desenvolvimento de soluções web especificada pela plataforma Java EE. O objetivo desse framework é estipular um padrão para soluções web corporativas em Java. O Primefaces é uma extensão deste framework e disponibiliza uma série de componentes visuais predefinidos. Trata-se de uma tecnologia open source cujo objetivo é aumentar a produtividade durante o desenvolvimento, com foco em qualidade e eficiência.

O II é um modelo de componentes, especificado pela plataforma Java EE, elaborado para resolver problemas e desafios complexos de softwares corporativos. São componentes que atuam na camada servidor, classificados como componentes de negócio. Podem ser utilizados em diferentes situações como desenvolvimento distribuído, integração/conectividade com legado, processamento assíncrono baseado Fila / Mensagens, controle transacional e outros. Este componente é responsável pelas regras de negócio, ou seja, a persistência e o controle transacional.  A JPAJava Persistence API é o padrão adotado pelo Java para soluções ORM (Objeto Mapeamento Relacional).

A JPA define as regras ORM via anotações, mas por ser uma especificação ou padrão ela depende de um provider. Nessa aplicação poderá ser  utilizado o III como o provider JPA.

Os frameworks I, II e III acima que serão utilizados no projeto são, respectivamente:
A
Tomcat; JBoss; APEX.
B
JSF; EJB; Hibernate.
C
Hibernate; JSF; EJB.
D
EJB; Hibernate; JSF.
E
JBoss; Tomcat; Hibernate.
Página 1 de 1