Questões

Total de Questões Encontradas: 82

Ano: 2019 Banca: INAZ Órgão: CORE-SP Prova: Analista - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
“O projeto do Conjunto de Instruções inicia com a escolha de uma entre duas abordagens, a abordagem RISC e a CISC”
Disponível em: http://producao.virtual.ufpb.br/books/edusantana/introducao-a-arquitetura-de-computadores-livro/livro/livro.chunked/ch04s04.html. Acesso em: 13.12.2018
Quais são características do paradigma RISC de projeto de CPU?
A
São mais baratos, menos acesso à memória, conjunto de instruções simples.
B
Objetivo de criar um hardware mais otimizado, com isso os programas tendem a ocupar menos espaço em memória.
C
Grande número de registradores de propósito geral e os programas tendem a ocupar menos espaço em memória.
D
Em geral usa mais memória para armazenamento de dados.
E
Muitos modos de endereçamento, e foco no hardware.
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
 Considere as afirmativas abaixo:

I. Em um sistema multiprocessado do tipo SMP, a coerência de cache pode ser garantida pelas políticas de escrita write-back e write-through.
II. Uma forma para garantir a consistência da cache de dados em um SMP é a utilização do protocolo MESI.
III. No protocolo MESI, cada linha da cache de dados pode estar em um de quatro estados possíveis.

Assinale a alternativa correta com relação as afirmativas: 
A
Somente uma está correta. 
B
Todas estão incorretas. 
C
Somente duas estão corretas. 
D
Todas estão corretas. 
Ano: 2015 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: Analista - Tecnologia da Informação
A técnica que consiste em acelerar o desempenho dos processadores, reduzindo o tempo de execução das instruções para poucos ciclos e executando várias instruções quase que totalmente em paralelo, é:
A
memória virtual.
B
DMA.
C
pipelining. 
D
multiprogramação.
E
hot swap. 
Texto Associado Texto Associado
Acerca de conceitos de informática e de tecnologias relacionadas à Internet, julgue os itens subsequentes. 
A unidade aritmética e lógica (UAL) é o componente do processador que executa as operações matemáticas a partir de determinados dados. Todavia, para que um dado possa ser transferido para a UAL, é necessário que ele, inicialmente, permaneça armazenado em um registrador.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: Informática - Arquitetura de Computadores
A Unidade Central de Processamento do modelo IAS contém alguns registradores para armazenamento temporário de instruções, endereços de memória e dados. O processamento de dados é realizado pelos circuitos lógicos aritméticos. Os circuitos de controle decodificam instruções, direcionam a informação através do sistema, e fornecem a temporização dos sinais para todas as ações. A estrutura responsável para o armazenamento de programas e dados é:
A
Registrador de Dados.
B
Registrador de endereços.
C
Memória Principal.
D
Acumulador.
Uma certa UCP (unidade central de processamento) possui registradores aritméticos internos de 32 bits. O menor e o maior inteiros com sinal que podem ser armazenados nesses registradores em complemento a dois são, respectivamente: 
A
Imagem da Opção A
B
Imagem da Opção B
C
Imagem da Opção C
D
Imagem da Opção D
E
Imagem da Opção E
Uma certa UCP (unidade central de processamento) possui registradores aritméticos internos de 32 bits. O maior inteiro sem sinal que pode ser armazenado nesses registradores é: 
A
Imagem da Opção A
B
Imagem da Opção B
C
Imagem da Opção C
D
Imagem da Opção D
E
Imagem da Opção E
A arquitetura de um sistema de computação pode ser organizada de maneiras diferentes, de acordo com a quantidade de processadores de uso geral utilizados. É INCORRETO afirmar que 
A
sistemas multicore podem ser mais eficientes do que vários chips de núcleo único, pois a comunicação dentro do chip é mais veloz do que a comunicação entre chips.
B
um sistema com um único processador pode ter um microprocessador para controlar o disco, que recebe solicitações da CPU e implementa sua própria fila no disco e seu algoritmo de scheduling, liberando a CPU deste trabalho.
C
com o aumento do número de processadores espera-se obter mais trabalho executado em menor tempo. No entanto, a taxa incremental de velocidade com N processadores não é N; é geralmente menor que N. 
D
sistemas multiprocessadores possuem 2 ou mais processadores e são conhecidos como sistemas paralelos ou sistemas fracamente acoplados. A diferença entre os multiprocessamentos simétrico e assimétrico é resultante apenas do arranjo do hardware.
E
em um sistema no qual vários programas operam sobre o mesmo conjunto de dados, pode-se armazenar estes dados em um disco, fazendo com que vários processadores de um computador os compartilhem, ao invés de manter muitos computadores monoprocessados com discos locais e muitas cópias dos dados.
Ano: 2015 Banca: CONSULPLAN Órgão: HOB Prova: Técnico Administrativo - Informática
Para proporcionar a sincronização das atividades internas de um computador utiliza‐se o clock interno, que coordena os  dispositivos liberando a execução ou a parada de uma tarefa. Este mecanismo é conhecido como
A
frequência.
B
overclocking.
C
faixa de clock.
D
pulso de clock.
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Técnico Administrativo - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
A figura acima apresenta um diagrama da arquitetura de uma placa mãe de computadores que usam o chipset Z77 e o barramento Ivy Bridge, da Intel. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os próximos itens, a respeito de noções de arquitetura de computadores.
Imagem Associada da Questão
Para que dados vindos da rede de computadores Ethernet Gigabit sejam processados por um aplicativo em execução em um computador que adota a arquitetura representada na figura, é obrigatório o trânsito desses dados pelo componente Intel Z77 Express Chipset.
Imagem da Questão
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 9