Questões

Total de Questões Encontradas: 21

Um ultrabook da UFRN apresentou problema em seu disco rígido, que precisará ser substituído. O técnico em tecnologia da informação foi acionado e ficou responsável por escolher a melhor especificação de disco compatível para efetuar a compra e substituição. Dentre as opções listadas no sistema de compras da instituição, a que apresenta a melhor performance é:
A
HD interno SSD 2,5", 500 GB, interface serial ATA (SATA) 3Gb/s.
B
HD interno 2,5", 500 GB, interface serial ATA (SATA) 3Gb/s, cache 16MB, 7200RPM. 
C
HD interno 2,5", 500 GB, interface serial ATA (SATA) 3Gb/s, cache 16MB, 5400RPM.
D
HD interno SAS 2,5", 500GB, interface serial ATA (SATA) 3Gb/s.
Um certo HD deveria ser particionado em três partições, sendo que a primeira deveria ser 4 vezes maior que a segunda, e esta deveria ser 3 vezes menor que a terceira. Após o particionamento, verificou-se que para as proporções ficarem corretas, seria necessário transferir 50Mb da terceira partição para a segunda e transferir 100Mb da maior partição para a menor.
Sabendo-se que a terceira partição possui 380Mb, qual o tamanho da maior partição gerada em Mb?
A
330 
B
380
C
440
D
480
E
540
Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: TJ-PE Prova: Analista Judiciário - Analista de Suporte
Numa discussão entre técnicos, houve dúvida quanto ao tempo médio do acesso randômico para os SSD (solid-state drive) e os HDD (hard disk drive). Selecione abaixo a única alternativa tecnicamente correta para responder a dúvida
A
SSD cerca de 1,0 a 1,3 ms enquanto o HDD de 5 a 10 ms
B
SSD cerca de 0,1 a 0,3 ms enquanto o HDD de 15 a 20 ms
C
SSD cerca de 0,1 a 0,3 ms enquanto o HDD de 5 a 10 ms
D
SSD cerca de 1,0 a 1,3 ms enquanto o HDD de 15 a 20 ms
E
SSD cerca de 1,5 a 1,8 ms enquanto o HDD de 10 a 15 ms
Texto Associado Texto Associado
Julgue os próximos itens, a respeito de tecnologias e arquitetura de DataCenter.
Embora a tecnologia flash dos discos de estado sólido (SSDs) ofereça vantagens de desempenho significativas em comparação aos HDDs, o custo do desempenho tende a ser mais elevado por gigabyte de armazenamento. O ganho de desempenho será menor para aplicações com cargas de
trabalho em que grandes blocos de dados sequenciais sejam lidos de uma só vez. Nesse caso, se as cabeças do disco forem reposicionadas com muito menos frequência, a vantagem relativa também será menor porque os HDDs convencionais tendem a ser melhores.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: Programador - Java
O tempo para realizar a transferência de um setor em um disco rígido pode ser medido em: 
A
milissegundos 
B
picossegundos 
C
nanossegundos 
D
microssegundos 
Texto Associado Texto Associado
A respeito dos discos magnéticos, que são considerados dispositivos de armazenamento secundário de dados, julgue os próximos itens.
Os discos magnéticos são constituídos de uma única camada de material magnetizável, na qual os dados são gravados.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: Analista de Sistemas - GRID
Um analista de sistemas foi convidado para opinar sobre por que um determinado sistema apresentava desempenho ruim. Ele observou que o sistema tinha alta taxa de acesso a disco, por demanda de entrada e saída dos processos.  

A razão que pode explicar o baixo desempenho é que o SO realizava a seguinte ação: 
A
entrava em deadlock 
B
usava dispositivos de DMA  
C
gerenciava E/S pelo algoritmo FCFS 
D
gerenciava E/S pelo algoritmo SCAN
A arquitetura de um sistema de computação pode ser organizada de maneiras diferentes, de acordo com a quantidade de processadores de uso geral utilizados. É INCORRETO afirmar que 
A
sistemas multicore podem ser mais eficientes do que vários chips de núcleo único, pois a comunicação dentro do chip é mais veloz do que a comunicação entre chips.
B
um sistema com um único processador pode ter um microprocessador para controlar o disco, que recebe solicitações da CPU e implementa sua própria fila no disco e seu algoritmo de scheduling, liberando a CPU deste trabalho.
C
com o aumento do número de processadores espera-se obter mais trabalho executado em menor tempo. No entanto, a taxa incremental de velocidade com N processadores não é N; é geralmente menor que N. 
D
sistemas multiprocessadores possuem 2 ou mais processadores e são conhecidos como sistemas paralelos ou sistemas fracamente acoplados. A diferença entre os multiprocessamentos simétrico e assimétrico é resultante apenas do arranjo do hardware.
E
em um sistema no qual vários programas operam sobre o mesmo conjunto de dados, pode-se armazenar estes dados em um disco, fazendo com que vários processadores de um computador os compartilhem, ao invés de manter muitos computadores monoprocessados com discos locais e muitas cópias dos dados.
Em computadores digitais, a estrutura de armazenamento pode ser constituída por:

Memória Cache (MC)
Disco Ótico (DO)
Memória Principal (MP)
Disco Magnético (DM)
Registradores (R)
Disco Eletrônico (DE)

Estes dispositivos podem ser organizados em uma hierarquia de acordo com a velocidade e o custo. A classificação correta dos componentes acima citados, a partir do que proporciona acesso mais veloz, é: 
A
R − MC − MP − DE − DM − DO.
B
MC − MP − R − DM − DO − DE.
C
R − MP − MC − DE − DO − DM.
D
MC − R − DE − MP − DM − DO.
E
MP − R − MC − DO − DE − DM.
Ano: 2015 Banca: CONSULPLAN Órgão: HOB Prova: Técnico Administrativo - Informática
Os discos rígidos são conectados nos computadores através de interfaces que têm a capacidade de transmitir os dados  entre os dispositivos de forma segura e eficiente. São interfaces utilizadas para a conexão dos HDs, EXCETO: 
A
IDE.
B
SCSI.
C
SATA. 
D
DMA.
Página 1 de 3