Questões

Total de Questões Encontradas: 33

Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PI Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
A diferença de luminosidade entre o branco mais forte e o preto mais escuro em monitores de vídeo relaciona-se
A
a tamanho da tela e resolução
B
ao tempo de correção da resolução
C
a contraste e brilho
D
ao ângulo de visão
E
à taxa de atualização
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PI Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
O sistema de impressão da impressora de jato de tintas baseia-se
A
na transferência de calor, utilizado para transferir a tinta sob a forma de gás para um papel especial
B
no esquema de cores CMYK, em que cada letra significa, em português, cíano, magenta, amarelo e preto
C
em fotodiodos que formam uma fonte de luz incorporada à imagem
D
no princípio da decalcação, podendo ter de 9 a 24 agulhas
E
na criação de um tambor fotossensível
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: TRE-MA Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
 Referente a E/S, assinale a alternativa INCORRETA: 
A
A E/S mapeada em memória é um esquema de E/S em que partes do espaço de endereçamento são atribuídas a dispositivos de E/S e leituras e escritas para estes endereços são interpretadas como comandos aos dispositivos de E/S. 
B
Dentre as técnicas possíveis para interação entre processador e E/S o acesso direto a memória é a menos eficiente pois o módulo DMA vai concorrer com o processador no acesso ao barramento do sistema.
C
Na E/S programada os dados são trocados entre o processador e o módulo de E/S e quando o processador fornece um comando ao módulo ele deve esperar até que a operação de E/S termine. 
D
O processo de verificar periodicamente o status de um dispositivo de E/S para determinar a necessidade de atender ao dispositivo é denominado polling. 
Ano: 2014 Banca: FUMARC Órgão: AL-MG Prova: Analista de Sistemas - Suporte
Processo que verifica periodicamente o status de um dispositivo de Entrada/Saída para determinar a necessidade de atender ao dispositivo:
A
Polling.
B
Instruções de Entrada/Saída.
C
Handshaking.
D
Entrada/Saída controlada por interrupção.
Ano: 2015 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: Analista de Sistemas - Suporte e Infraestrutura
No gerenciamento de processos, operações ligadas ao I/O aguardam que uma determinada operação de I/O seja finalizada, com isso o processo entra em um estado em que não pode ser morto, para que não haja inconsistências. Pode-se ainda identificá-lo através do comando top na coluna status.

Este estado é:
A
TASK_ZOMBIE  
B
TASK_STOPPED  
C
TASK_INTERRUPTIBLE 
D
TASK_UNINTERRUPTIBLE 
Ano: 2015 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: Analista de Sistemas - GRID
O controle dos dispositivos de Entrada e Saída (E/S) conectados aos computadores é uma fonte de preocupação dos projetistas de Sistemas Operacionais (SOs). Grande parte dessa preocupação se deve à grande variedade de funções, velocidades e características desses dispositivos. Os SOs atuais definiram um modelo para resolver esse problema.

A opção que explica corretamente como o SO e os dispositivos de E/S interagem é:
A
os SOs veem somente o subsistema do kernel de E/S; este subsistema se encarregará de se comunicar com o driver de dispositivo na etapa seguinte
B
um driver para um dispositivo de E/S pode ser inserido no núcleo do SO, por meio da execução do programa no espaço de usuário e, na sequência, do reinício do SO
C
para que um dispositivo de E/S seja usado adequadamente, um driver correspondente deve ser instalado dentro do SO para que seja executado em modo usuário 
D
em um SO, um driver de dispositivo de E/S é o programa que faz a comunicação direta entre a CPU e o componente de hardware, por meio de envio e recebimento de comandos
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: Informática - Arquitetura de Computadores
Nos processos concorrentes, a configuração simétrica é a mais difícil de ser implementada, o escalonamento do processador é descentralizado. Sempre que um processo é interrompido, seja por uma requisição de E/S ou por qualquer outro tipo de interrupção, o processador em questão atualiza a entrada correspondente na lista de processo e seleciona um outro processo para ser executado. Significa que qualquer programa ou processo pode ser executado por diferentes processadores, além disso, uma vez que cada processador tem acesso a todos os dispositivos de E/S e pode referenciar qualquer unidade de armazenagem, a incidência de conflitos é maior à medida que vários processadores tentam acessar simultaneamente o mesmo recurso. Torna-se óbvia, portanto, a necessidade de algoritmos de resolução de conflitos entre os diversos processadores. A isso chamamos de:
A
Sincronização de Processos.
B
Sincronização de Dispositivos.
C
Sincronização de Software.
D
Sincronização de Memória.
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Técnico Administrativo - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
A figura acima apresenta um diagrama da arquitetura de uma placa mãe de computadores que usam o chipset Z77 e o barramento Ivy Bridge, da Intel. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os próximos itens, a respeito de noções de arquitetura de computadores.
Imagem Associada da Questão
A conexão de dispositivos de E/S de dados com alta latência (por exemplo, um disco rígido) a esse computador seria mais adequadamente realizada por uma porta SATA ou eSATA que por um barramento PCI Express 3.0.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: UFG Órgão: AL-GO Prova: Assistente Legislativo - Assistente de Suporte em TI
A arquitetura de computadores determina os seus componentes e como eles são organizados. Dessa forma,
A
o computador pode ser analisado em vários níveis; o nível mais baixo é aquele em que o usuário executa o programa, e o nível mais alto, o de transistores e conexões.
B
os componentes da arquitetura de um computador são invisíveis na placa-mãe e no barramento do sistema.
C
os principais componentes da arquitetura de um computador são: CPU, unidade lógica aritmética, unidade de controle e memória.
D
a unidade de entrada e a de saída obtêm dados de dispositivos de entrada e os coloca à disposição das outras unidades para o processamento.
Texto Associado Texto Associado
Em relação aos sistemas de entrada, saída e armazenamento de dados, julgue os itens a seguir.
Em um computador, as operações de entrada e saída podem ser de três tipos: entrada e saída programadas, entrada e saída dirigidas por interrupção e acesso direto à memória (DMA).
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 4