Questões

Total de Questões Encontradas: 24

Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-RS Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Com relação a sistemas operacionais, serviços de diretório e plataformas de administração de recursos, assinale a opção correta.
A
A plataforma Puppet registra quaisquer mudanças em configurações de recursos e nos sistemas e, com essa funcionalidade, contribui para o controle de alterações e mudanças
B
A árvore de diretório do Linux permite que um único sistema de arquivos seja montado em determinado momento: quando um novo sistema de arquivos é montado, o sistema de arquivos montado anteriormente é desmontado automaticamente da árvore de diretório primária
C
No LDAP, os elementos são carregados diretamente sobre o IP na camada de rede, sem, portanto, interagir com protocolos de transporte, sessão, apresentação ou aplicação
D
Se o Active Directory for usado com a configuração de diretório interno para publicar informações sobre usuários e recursos internos, essas informações poderão ser acessadas por colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes que estejam em redes externas usando uma conexão segura, como uma conexão VPN
E
Na plataforma Chef, uma recipe especifica os recursos a serem usados e a ordem em que eles serão aplicados. Além disso, essa recipe define tudo que será necessário para configurar parte de um sistema e pode ou não ser armazenada em um cookbook
Ano: 2015 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: Analista de Sistemas - GRID
O administrador precisa programar a reinicialização de uma máquina para as 20 horas e 30 minutos e deseja que os usuários logados na mesma recebam em seus terminais a mensagem “Reinicialização agendada pelo administrador.”.

O comando a ser usado com essa finalidade é:
A
reboot 20:30 “Reinicialização agendada pelo administrador.” 
B
shutdown -r 20:30 “Reinicialização agendada pelo administrador.” 
C
shutdown -h 20:30 “Reinicialização agendada pelo administrador.” 
D
reboot -time 20:30 -message “Reinicialização agendada pelo administrador.” 
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: Informática - Serviços e Gerência de Redes
Comando do sistema operacional Windows que grava dados de desempenho da VM ou equipamento na janela em que é executado ou em um arquivo de log especificado.
A
typecounter
B
perftype
C
typeperf
D
perfcounter
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-CE Prova: Analista Judiciário - Ciências da Computação
A instalação de um novo disco em um computador com o sistema operacional Linux requer a observância e o cumprimento de alguns procedimentos em virtude dos padrões de interfaces utilizados, bem como das diversas distribuições Linux existentes. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A
A partição de swap deve ser criada em um único disco. A divisão do espaço de swap entre vários discos prejudica o desempenho do sistema, o que provoca lentidão no acesso aos dados.
B
Os sistemas de arquivos modernos estão isentos de se tornarem inconsistentes devido à alta compatibilidade com os discos existentes no mercado.
C
A conversão de um sistema de arquivos em ext2 para ext3 é permitida, devendo-se, nesse caso, alterar a entrada correspondente em /etc/init.d/linux.conf.
D
Para que um novo disco adicionado seja acessível, o Linux criará automaticamente os arquivos de dispositivos em /dev logo após a conexão do disco, tarefa esta não permitida a um usuário, mesmo na modalidade manual.
E
Um dos benefícios do LVM (Logical Volume Manager) é ajustar o tamanho dos volumes lógicos sem que haja necessidade de interromper o funcionamento do sistema.
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
Em um servidor de aplicação Internet Information Services (IIS) são executadas três aplicações web diferentes (1), (2) e (3). As aplicações (1) e (2) foram colocadas em um mesmo application pool (A) e a aplicação (3) foi colocada em outro aplication pool (B). Está correto afirmar que:
A
permissões de acesso requisitadas para (2) aplicam-se a (3);
B
falhas severas na execução de (1) podem afetar (2);
C
requisições feitas para (1) também podem ser tratadas por (2);
D
(1) e (3) podem usar um mesmo arquivo de log independentemente, sem precisar de um mutex;
E
(1) não pode ser interrompido sem que (2) também o seja. 
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
Para ativar ou desativar um módulo do servidor de aplicação Apache (versão 2) em um sistema Linux/UNIX, é necessário que o módulo em questão esteja instalado e que seu arquivo de configuração esteja acessível ao processo Apache (httpd), em diretórios apropriados. Um conjunto de ferramentas que pode ser usado para respectivamente ativar e desativar um módulo Apache é:
A
a2modon, a2modoff, cp e ln;
B
servmodconf, cat, ls;
C
a2enmod, a2dismod, ln e rm;
D
servmodon, servmodoff, xz e tar;
E
apconfig, cat, mv. 
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
Ao examinar o registro (log) de acessos de um servidor de aplicação Apache (versão 2), o administrador do sistema notou que as requisições destinadas ao sistema 1 (http://sistema1.exemplo.com.br) retornam com código 500 na maioria dos casos, enquanto as requisições destinadas ao sistema 2 (http://sistema2.exemplo.com.br) retornam predominantemente com código 200. Isso quer dizer que:
A
há um problema de falta de memória no sistema 1 e timeout no sistema 2;
B
há um problema no código do lado cliente produzido no sistema 2;
C
há um problema de permissão de acesso no sistema 1 e um redirecionamento de acesso no sistema 2;
D
há um problema na execução de código do lado servidor no sistema 1;
E
não há problemas com os sistemas. 
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRE-RR Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Dois funcionários do TRE tiveram problemas em suas máquinas e um técnico realizou as seguintes operações, cada uma na máquina de cada funcionário:

I. Fazendo o login como Administrador, clicou no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Sistema e Segurança, em Ferramentas Administrativas e clicou duas vezes em Configuração do Sistema. Clicou na guia Geral e em Inicialização de diagnóstico. Em seguida, clicou em OK e em Reiniciar.  

II. Verificou e constatou que o pacote sos não estava previamente instalado e adicionou-o manualmente usando o comando # yum install sos. Em seguida executou a ferramenta sosreport.

A operação na máquina I reinicia o sistema operacional Windows
A
XP no modo de segurança e a operação da máquina II aciona uma ferramenta para coletar detalhes do RHN Proxy Server no Red Hat Linux.
B
7 no modo de segurança e a operação da máquina II aciona uma ferramenta que apenas verifica se o sistema de arquivos/tmp possui espaço suficiente no Red Hat Enterprise Linux.
C
2008 R2 Server no modo de inicialização de diagnóstico e a operação da máquina II aciona uma ferramenta para ativar e desativar módulos pela linha de comando em batch para qualquer versão do Enterprise Linux.
D
7 no modo de inicialização de diagnóstico e a operação da máquina II aciona uma ferramenta que coleta diagnósticos do sistema e arquivos de configuração no Red Hat Enterprise Linux.
E
2003 Server no modo de diagnóstico de sistema e a operação da máquina II aciona uma ferramenta que coleta diagnósticos do sistema e arquivos de configuração para qualquer versão do Red Hat Linux.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Infraestrutura e Redes
Assinale a opção correta com relação à administração de serviços.
A
O Internet Information Services (IIS), um servidor web criado pela Microsoft, é caracterizado pela geração de páginas HTML dinâmicas, que, diferentemente de outros servidores web, usam tecnologia proprietária, o active server pages (ASP). O servidor IIS também pode usar outras tecnologias por meio da adição de módulos de terceiros. 
B
DNS, correio eletrônico e web são serviços da Internet criados mediante o uso o modelo peer-to-peer. 
C
Tomcat é um servidor de aplicação que oferece serviços de servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. 
D
JBoss é um servidor de aplicação de código proprietário embasado na plataforma J2EE, implementada completamente na linguagem de programação Java. Por ser proprietário, pode ser usado em sistemas operacionais que suportem Java, como Linux e Unix. 
E
Servidores de aplicação, ou application servers, são hardware que fornecem a infraestrutura de serviços para a execução de aplicações distribuídas. Os servidores de aplicação são acessados pelos clientes por meio de uma conexão de rede.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Desenvolvimento de Sistemas
Assinale a opção correta acerca dos conceitos e práticas de uso de bancos de dados relacionais em plataforma baixa.
A
O comando tail /var/log/mysql.log, em uma máquina Linux, deverá fornecer dados acerca de eventuais erros previamente ocorridos durante o startup ou execução do cliente de um SGBD MySQL. 
B
Após a execução bem-sucedida do comando service mysqld start em um host Linux no qual há uma instalação padrão do MySQL, espera-se que na porta 5432 desse host esteja ativa uma conexão de sockets em estado listen. Adicionalmente, a execução bem-sucedida do comando service postgresql start em um host Linux no qual há uma instalação padrão do PostgreSQL implicará a criação de um socket em estado de listen na porta 3306. 
C
Para instalar um servidor MySQL em um host com distribuição Linux RedHat, Centos ou Fedora, em geral, o administrador fará uso de um pacote de instalação em formato RPM (RedHat Package Manager), que oferta mais facilidades que o formato TAR, usado para distribuição universal de packages no Linux. 
D
O comando tail /var/lib/pgsql/data, em uma máquina Linux, poderá fornecer dados acerca de erros durante o startup ou execução de um servidor PostgreSQL instalado nessa máquina. 
E
Uma das vantagens do uso do phpPgAdmin para administrar um SGBD PostgresSQL é sua interface web, que permite gerenciar usuários, grupos, bases de dados e esquemas, entre outros. O phpPgAdmin, no entanto, é capaz de gerenciar apenas um servidor por instalação.
Página 1 de 3