Questões

Total de Questões Encontradas: 38

Texto Associado Texto Associado
Acerca das soluções de alta disponibilidade, julgue os seguintes itens.
Os clusters utilizados em sistemas de alta disponibilidade monitoram possíveis falhas de hardware em seus nós e replicam dados entre computadores a fim de que existam máquinas-espelho que possam entrar em operação substituindo computadores defeituosos.
C
Certo
E
Errado
Em relação aos clusters de alta disponibilidade (missão crítica), analise as seguintes alternativas.

I. No processo failback, devido a uma situação de falha, as funções de um nó do cluster são passadas por meio de transações para um nó alternativo. II. Uma das primeiras técnicas de balanceamento de carga utilizadas foi a de DNS round‐robin, onde múltiplos endereços IP de vários servidores são associados a um único nome de domínio.
III. Rollback é uma técnica que permite ao processo salvar seu estado periodicamente durante a execução normal da aplicação.

Assinale
A
se somente a afirmativa I estiver correta.
B
se somente a afirmativa II estiver correta.
C
se somente a afirmativa III estiver correta.
D
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
E
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 
No Windows Server 2008 R2, os Volumes Compartilhados do Cluster são volumes em um cluster de failover onde vários nós podem ler e gravar ao mesmo tempo. Isso habilita vários nós a acessarem simultaneamente um único volume compartilhado.

Com clusters de failover, é possível mover uma máquina virtual de um nó de cluster para outro
A
por movimentação, apenas.  
B
por migração ao vivo, apenas. 
C
de várias formas: por migração ao vivo, migração rápida e movimentação. 
D
por migração rápida, apenas.
E
só se os clusters forem do tipo snap-in MMC. 
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: CGE-PI Prova: Auditor Governamental - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
No que se refere a computação em cluster, julgue o próximo item. 
Na constituição de um cluster, é possível a utilização de sistemas operacionais diferentes, entretanto, desktops domésticos ou de escritório não são permitidos como nós do cluster.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRE-RR Prova: Técnico do Judiciário - Operação de Computadores
Clustering é uma técnica eficaz para garantir alta disponibilidade e é ainda mais eficaz, flexível e eficiente quando combinada com a tecnologia de __________. Uma vantagem para o cluster transmitida por esta tecnologia é o balanceamento de carga de aplicativos em um cluster virtual. Pode-se usar o índice de carga e a frequência de logons de usuário para obter um status de balanceamento de carga. Também é possível implementar mecanismos automáticos de scale-up e scale-down de um cluster virtual com base neste modelo.

A lacuna no texto é preenchida corretamente com 
A
virtualização.
B
Virtual Cluster Mapping.
C
computação verde.
D
Copy on Write (COW).
E
peer-to-peer.
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRE-RR Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Considere as afirmativas abaixo.

I. Clustering é uma técnica eficaz para garantir a alta disponibilidade. É ainda mais eficaz, flexível e eficiente quando combinada com a tecnologia de virtualização. Clusters virtuais são construídos com máquinas virtuais (VMs) instaladas em servidores distribuídos de um ou mais clusters físicos.  

II. As VMs em um cluster virtual são logicamente interligadas por uma rede virtual através de várias redes físicas. Clusters virtuais são formados com máquinas físicas, ou seja, os nós de cluster virtual devem ser máquinas físicas, implantadas executando o mesmo sistema operacional no mesmo nó físico.

A afirmativa I
A
e a afirmativa II estão corretas.
B
e a afirmativa II estão incorretas.
C
está correta e a afirmativa II está incorreta.
D
está incorreta e a afirmativa II está correta.
E
está incorreta e a afirmativa II fica correta se for dito que podem ser executados diferentes sistemas operacionais no mesmo nó físico.
Grandes  empresas  de  tecnologia  mantêm  datacenters  em  lugares  diferentes,  principalmente,  devido  ao  fator  segurança. Graças à virtualização, datacenters podem alocar recursos em função da grande demanda. Ambientes  virtualizados podem proporcionar maior flexibilidade operacional à infraestrutura, dinamizando as alterações nos  sistemas, além de melhorar a capacidade da organização de TI, no fornecimento de soluções potentes e robustas,  dessa forma, eliminando os desafios com rapidez e eficiência. Assinale, a seguir, os dois conceitos fundamentais em  virtualização. 
A
Clusters; Container.            
B
Throughput; Clusters.          
C
Workload; Container.  
D
Container; Throughput.  
E
Workload; Throughput.  
Na instalação de um Cluster composto por 2 servidores  físicos, o servidor A possui o endereço IP 10.1.1.1 e o servidor B possui o endereço IP 10.1.1.2, ambos com a mesma máscara de sub-rede. Os dois servidores possuem o sistema operacional Microsoft Windows Server 2008 em sua instalação padrão. Antes de configurar o Cluster, é necessária a configuração do NLB (Network Load Balancing).

Assinale a alternativa que corresponde a uma configuração correta para o NLB
A
Instalar o NLB apenas no servidor A, configurando o endereço IP do NLB como 10.1.1.2.
B
Instalar o NLB apenas no servidor B, configurando o endereço IP do NLB como 10.1.1.1. 
C
Instalar o NLB em ambos servidores, configurando o endereço IP do NLB nos dois servidores como 10.1.1.4.
D
Instalar o NLB em ambos servidores, configurando o endereço IP do NLB do servidor A como 10.1.1.2 e o endereço IP do NLB do servidor B como 10.1.1.1.
E
Instalar o NLB em ambos servidores, configurando o endereço IP do NLB do servidor A como 10.1.1.1 e o endereço IP do NLB do servidor B como 10.1.1.2.
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Ciências da Computação
O multiprocessamento simétrico pode ser implementado, por meio de clusters de servidores, usando-se o método secundário ativo, no qual um servidor secundário assume o processamento em caso de falha do servidor primário. Assinale a opção que apresenta corretamente uma justificativa para o uso do método secundário ativo.
A
Caso seja definido que cada servidor utilizará apenas os seus próprios discos, os dados não precisam ser copiados entre os sistemas. 
B
O servidor secundário também pode ser usado para o processamento de outras operações no sistema, além da função de assumir o processamento no caso de falha do servidor primário. 
C
O gerenciamento do cluster é simples, uma vez que o servidor secundário está indisponível para outras tarefas de processamento. 
D
Mesmo quando cada servidor usa apenas os seus próprios discos, o método secundário ativo não exige o gerenciamento do equilíbrio, entre os servidores, das requisições vindas dos clientes. 
E
Caso seja definido que vários computadores compartilharão os mesmos discos ao mesmo tempo, não é necessário gerenciar bloqueios de acesso aos dados dos servidores.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Ao examinar o sistema de arquivos empregado em uma das máquinas, um dos analistas constatou que ele emprega a tecnologia NTFS. Percebeu ainda que, nesse sistema de arquivos, havia um volume restrito a apenas um disco, cujo espaço não era totalmente ocupado. Baseando-se nessas constatações, o analista passou ao administrador do sistema as seguintes informações acerca das características e restrições de gerenciamento da tecnologia de sistema de arquivos empregada: é impossível ao administrador definir um volume que ocupe todo o espaço de qualquer dos discos de que ele dispõe ou definir um volume que ocupe vários desses discos; a unidade de alocação empregada nesse sistema é o cluster, o qual é composto por vários setores; os números dos setores são usados pelo sistema de arquivos para endereçar o disco; os arquivos desse sistema são descritos por registros na tabela-mestre de arquivo. Nessa situação, todas as afirmações passadas pelo analista são corretas, em função da tecnologia de sistema de arquivos encontrada.
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 4