Questões

Total de Questões Encontradas: 56

Ano: 2019 Banca: INAZ Órgão: CORE-SP Prova: Técnico - Tecnologia da Informação
O objetivo principal dos sistemas operacionais é criar, com eficiência, um ambiente de trabalho no sistema computacional que seja conveniente para o seu usuário. Constitui-se uma assertiva correta sobre os sistemas operacionais:
A
É formado por duas partes principais, o “kernel” e o “shell”. O “shell” é considerado o núcleo do sistema operacional, responsável pela realização das funções básicas para o adequado funcionamento do sistema de computação.
B
O “sistema em job” foi o primeiro tipo de processamento encontrado nos primeiros computadores de grande porte, com leitoras de cartão perfurado. Nessa época, os usuários não interagiam com o sistema de computação.
C
O modo mais comum de mutiprocessamento é o SMP (Symmetric Multiprocessing), que consiste em cada CPU executar uma cópia idêntica do sistema operacional, prática que pode causar ociosidade no processamento.
D
Sistemas distribuídos são um conjunto de CPUs que compartilham memória ou “clock” com outras CPUs e se comunicam por meio de links de comunicação, chamados de “loosely coupled”
E
Toda vez que o sistema de computação é ligado, ocorre um processo chamado “looping”. A CPU executa a instrução que está armazenada na posição de memória indicada pelo contador de programas.
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PE Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
Os sistemas operacionais
A
fazem parte dos chamados softwares aplicativos, incorporando diversas funções
B
servem para armazenar dados enquanto o computador estiver ligado
C
incorporam muitos recursos à máquina, tornando-a quase sempre multiprocessadora e plug-and-play​
D
têm rotinas que não são executadas de forma linear, mas, sim, concorrentemente, em função de eventos assíncronos
E
são programas importantes para se detectar e limpar vírus de computador
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PI Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Em relação aos tipos de software e suas utilidades, assinale a opção correta.
A
O interpretador é um programa de nível 1 (L1) que substitui cada instrução de nível 2 (L2) por um conjunto equivalente de L1, gerando código objeto
B
Um depurador não permite acompanhar a execução de um programa instrução por instrução. Essa tarefa é executada pelo interpretador
C
Linguagem de máquina é um conjunto limitado de instruções que um circuito de computador reconhece e executa diretamente, independentemente do fabricante
D
O loader é um utilitário que traduz um programa fonte em linguagem de montagem em um programa objeto não executável e carrega o resultado para a memória
E
As funções básicas de um linker incluem resolver todas as referências simbólicas existentes entre os módulos e reservar memória para a execução do programa
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens subsecutivos, relativos a administração, análise de desempenho e tunning de sistemas de aplicativos.
O levantamento de inventário de aplicativos utilizados em sistemas pode ser feito de maneira automatizada com o auxílio de ferramentas computacionais. Com esse procedimento busca-se identificar os aplicativos mais utilizados e é possível determinar-se a compatibilidade destes softwares com as atualizações de sistemas operacionais.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens a seguir, relativos aos sistemas operacionais.
Os daemons, como o cron, são processos executados em segundo plano, normalmente iniciados automaticamente quando o sistema é inicializado.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Técnico de Nível Superior - ADMINISTRADOR DE REDE
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens subsequentes, a respeito dos conceitos de sistema operacional.
Um mecanismo de prioridade dinâmica cuidadosamente projetado resulta em um sistema mais responsivo do que um mecanismo de prioridade estática.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Técnico de Nível Superior - ADMINISTRADOR DE REDE
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens que se seguem, relativos a Active Directory, IIS e Terminal Service.
Por padrão (default), quando habilitado o serviço terminal service em um servidor, esse equipamento suporta conexões na porta 389 de clientes remotos.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Técnico de Nível Superior - ADMINISTRADOR DE REDE
Texto Associado Texto Associado
A respeito dos fundamentos do Unix e do Windows Server, julgue os itens a seguir.
As cópias conhecidas como shadow copy funcionam em pastas compartilhadas, ficando nelas registrado o estado do arquivo com data e hora em que tenha sido copiado.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Analista Judiciário - Desenvolvimento
Texto Associado Texto Associado
Julgue os próximos itens, que se referem a sistemas operacionais.
A interface entre o sistema operacional e os programas de usuário é definida por um conjunto de instruções estendidas conhecidas como system calls.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: Informática - Arquitetura de Computadores
A camada de software colocada entre o hardware e os programas que executam tarefas para os usuários e que é responsável pelo acesso aos periféricos; sempre que um programa necessita de algum tipo de operação de entrada e saída, ele solicita para esta camada que é conhecida como:
A
Sistema Operacional.
B
Browser.
C
Máquina virtual.
D
Banco de Dados.
Página 1 de 6