Questões

Total de Questões Encontradas: 49

Julgue o próximo item, a respeito de fibra óptica e VLAN.
Se, por uma porta específica de um switch trafegam mais de uma rede, isto é, redes diferentes utilizam a mesma porta do switch, então está em uso o recurso denominado VLAN ou Virtual LAN.
C
Certo
E
Errado
Julgue o próximo item, a respeito de fibra óptica e VLAN.
Em uma rede local half-duplex que utilize fibra óptica no padrão Gigabit Ethernet, não é possível a ocorrência de colisões, por isso é desnecessário o uso do protocolo CSMA/CD.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
I – O conceito de VLAN pode ser definido como uma LAN configurada logicamente via software, não através de fios. 
II – O formato de um quadro 802.1Q, basicamente, acrescentou um par de campos de 2 bytes. No segundo campo, o principal subcampo é o identificador de VLAN, que ocupa 12 bits, suportando assim até 4.096 diferentes VLANs. 
III – Umas das principais vantagens das VLANs está na redução do domínio de broadcast.
É CORRETO o que se afirma em:
Considere as afirmativas abaixo, relativas à Rede Local Virtual (VLAN):
A
I, II e III
B
I e II, apenas.
C
I e III, apenas.
D
II e III, apenas.
E
Nenhuma das afirmativas está correta.
A rede interna de um prédio possui uma topologia em estrela composta por cinco switches com suporte a VLANs, um roteador e um ponto de acesso sem fio. Neles, o administrador configurou cinco VLANs além da VLAN default e conectou corretamente a interface do uplink da rede com o provedor de Internet. Todas as máquinas do prédio foram subdivididas entre as cinco VLANs, estão com seus parâmetros de acesso corretamente configurados e em perfeito funcionamento. Por fim, a rede wireless foi configurada na VLAN default. Ciente de que a utilização de VLANs isola o tráfego entre as sub-redes, os datagramas IP enviados a partir de uma máquina conseguem ser encaminhados para outra em VLAN distinta, pois 
A
os switches são capazes de encaminhar o tráfego com base no identificador da VLAN.
B
o roteador realiza o processo de roteamento entre redes distintas. 
C
as portas dos switches são configuradas como trunk e reconhecem o gateway padrã
D
A VLAN default está presente em todos os dispositivos, englobando as demais VLANs. 
Texto Associado Texto Associado
É uma tecnologia presente em vários dispositivos que permite realizar a separação lógica de uma rede em vários segmentos distintos. Para existir comunicação entre essas redes é necessária a utilização de dispositivos camada três do modelo OSI, podendo ser um roteador ou Switch. Existem dois tipos de _________: estáticas e dinâmicas. Segundo Tabenbaum (2003), existem três topologias d e________, as atribuídas por porta, por endereço MAC e por protocolo.
O texto acima refere-se a:
A
WAN
B
VLAN
C
Ethernet 
D
WLAN
E
VPN
Considere uma instalação de uma rede local de computadores que inclui três VLANs (VLAN1, VLAN2 e VLAN3) em sua topologia. As VLANs foram segmentadas utilizando uma Switch L2. Considere, ainda, um pacote gerado por um computador pertencente à VLAN1 que deve ser encaminhado para um computador pertencente à VLAN3. Nessa situação, o encaminhamento do pacote na VLAN1 será realizado por meio
A
da Porta de expansão da Switch L2
B
do Default Gateway
C
da Bridge instalada na Switch L2. 
D
da Porta de Broadcast. 
E
do roteador embutido na Switch L2. 
Ano: 2017 Banca: FEPESE Órgão: CIASC Prova: Analista - Analista de Informática e Suporte
Analise as afirmativas abaixo com relação a uma rede que apresenta somente equipamentos de camada 2, switches.
1. A utilização de switches em uma rede local não resolve o problema de excesso de colisões.
2. Para a resolução de problema de excesso de broadcasts se faz necessária a segmentação da rede, através de roteadores ou VLAN’s.
3. Spanning Tree Protocol (STP) é um protocolo usado como alternativa para impossibilitar que aconteçam loops de Camada de Enlace em redes redundantes de computadores.
4. O Reliable Spanning Tree Protocol (RSTP) tem como principal finalidade reduzir o tempo de espera da transição da porta bloqueada para a porta ativa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
B
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
C
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
D
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
E
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: TJ-PE Prova: Técnico Judiciário - Suporte Técnico
Em um escritório instalado com um único switch existe a necessidade de dividir essa rede local (física) em mais de uma rede virtual ou lógica criando domínios de broadcast separados. Para atender essa necessidade deve-se utilizar de
A
VPN
B
VLAN
C
ARP
D
NAT
E
WLAN
Julgue os próximos itens acerca do modo de funcionamento dos protocolos STP (spanning tree) e PVSTP (per-vlan spanning tree).
 
É comum usar VLans em redes Ethernet com múltiplos switches. Portanto, é desejável e possível que existam múltiplas instâncias do PVSTP, de modo que as VLans possam utilizar enlaces diferentes na rede.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Com relação à infraestrutura de TI, julgue os próximos itens.
As redes virtuais ou VLANs são logicamente independentes, podendo coexistir, em um mesmo switch, diversas VLANs nas portas do switch configuradas como untagged.
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 5