Questões

Total de Questões Encontradas: 12

Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens a seguir, acerca de arquiteturas e protocolos para redes de armazenamento de dados.
O iSCSI é um protocolo embasado em IP que estabelece e gerencia conexões entre armazenamentos, hosts e dispositivos de ponte sobre IP, encapsulando dados e comandos SCSI para permitir que estes blocos de dados sejam transportados por meio de pacotes TCP/IP.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens a seguir, acerca de arquiteturas e protocolos para redes de armazenamento de dados.
O iSCSI é um protocolo de camada de sessão que inicia uma sessão confiável com um dispositivo que reconhece comandos SCSI e TCP/IP, sendo sua interface responsável pela manipulação de login, autenticação e gerenciamento da sessão.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens a seguir, acerca de arquiteturas e protocolos para redes de armazenamento de dados.
Se um storage array que suporte iSCSI é implantado, o próprio host pode agir como iniciador iSCSI e se comunicar diretamente com o armazenamento através de uma rede IP. Porém, em todos os casos, ao se usar o iSCSI, é necessário um componente FC (Fiber Channel).
C
Certo
E
Errado
Dentre as diversas tecnologias de armazenamento disponíveis, algumas oferecem acesso direto ao dispositivo de armazenamento e, portanto, requerem que o cliente estabeleça um sistema de arquivos. Dentre as tecnologias que possuem essa capacidade, estão incluídas:
A
AFS, IDE e SCSI.
B
FTP, IDE e SATA. 
C
FCoE, NFS e SATA.
D
SATA, SFTP e SMB. 
E
IDE, Fibre Channel e iSCSI.
Os ambientes SAN (Storage Area Netwok – área de rede de armazenamento), de forma tradicional, permitem I/O  (Input/Output) de blocos em Fibre Channel. Em contrapartida, os ambientes NAS (Network‐Attached Storage –  armazenamento conectado à rede) permitem I/O de arquivos em redes baseadas em IP (Internet Protocol). iSCSI  (Internet Small Computer System Interface) e FCIP (Fibre Channel sobre IP) são dois protocolos primários que utilizam  IP. As topologias utilizadas para implementar iSCSI podem ser categorizadas em duas classes. Assinale a alternativa  que apresenta essas duas classes.  
A
Nativas; Virtuais.            
B
Múltiplas; Nativas.            
C
Nativas; Com ponte.  
D
Virtuais; Com ponte.  
E
Com ponte; Múltiplas.  
Texto Associado Texto Associado
Com relação aos sistemas de armazenamento de redes de comunicação, julgue os próximos itens.
SAN (storage area network) é uma rede de armazenamento de dados de alto desempenho que se comporta como se fosse uma única unidade de armazenamento, mesmo que possua um array com centenas de discos iSCSI.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens seguintes, relativos a ferramentas automatizadas de gestão de infraestrutura e sistemas operacionais Windows, Unix, Linux e BSD.
Um dos componentes do ISCSI (Internet Small Computer System Interface), utilizado, no Windows 7, para conectar dispositivos de armazenamento via protocolo TCP/IP, é o iniciador iSCS, um drive de software executado em um computador conectado a uma rede de Internet, fornecedor de conectividade a um dispositivo iSCSI de destino. Essa ferramenta possibilita o armazenamento de dados em local diferente do computador de origem. 
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Com relação a SAN (storage area network), julgue os itens a seguir.
Uma SAN suporta protocolos ISCSI (Internet small computer system interface) e FCP (fibre channel protocol).
C
Certo
E
Errado
Uma Storage Area Networks (SAN) é uma arquitetura que tem por finalidade conectar servidores aos dispositivos de armazenamento de dados, de modo que eles pareçam que estão ligados fisicamente ao servidor. Uma maneira de implementar essa tecnologia é utilizar um protocolo de transporte baseado na pilha TCP/IP. Considerando essa informação, assinale a alternativa que representa o nome desse protocolo. 
A
SONET.
B
SCSI.
C
iSCSI.
D
Fibre Channel (FC).
E
ATA. 
Em relação às redes de armazenamento de dados SAN e NAS, é INCORRETO afirmar:
A
É possível montar uma pequena rede SAN apenas com um array de discos iSCSI, ligado diretamente a uma placa Gigabit Ethernet no servidor. 
B
Alguns tipos de servidores podem ser tanto usados em uma SAN, conectados via iSCSI ou Fibre Channel quanto trabalharem ligados diretamente na rede, como um NAS.
C
O protocolo AoE (ATA over Ethernet) é uma tecnologia que encapsula comandos ATA em frames Ethernet e evita a utilização do TCP/IP, constituíndo- se, portanto, em uma alternativa de alto desempenho e de custo muito baixo ao armazenamento de dados do tipo NAS. 
D
Uma rede SAN utiliza normalmente ligações físicas Fibre Channel e encapsulamento SCSI enquanto um NAS normalmente faz uso de ligações Ethernet e TCP/IP, utilizando protocolos de comunicação, tais como, NFS e CIFS.
E
Enquanto uma rede SAN lida com blocos de dados, um NAS opera ao nível do arquivo e é acessível a qualquer usuário com privilégios de acesso, daí a necessidade de gerenciar privilégios de usuários, bloqueio de arquivos e outras medidas de segurança. 
Página 1 de 2