Questões

Total de Questões Encontradas: 67

Acerca de armazenamento de dados, julgue o item seguinte.
Em uma rede de armazenamento SAN, é utilizado o método file storage, no qual o servidor envia e solicita arquivos inteiros, sem qualquer tipo de quebra ou segmentação nos arquivos.
C
Certo
E
Errado
Acerca de armazenamento de dados, julgue o item seguinte.
Uma das diferenças entre o NAS e o SAN é o fato de que o NAS oferece funcionalidades de armazenamento e sistema de arquivos, enquanto o SAN fornece apenas armazenamento.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: IDAM Prova: Analista - Redes e Comunicação de Dados
Quando se projeta ou se implementa o SAN (Storage Area Network) ou o DAS (Direct Attached Storage), observa-se que eles possuem uma transferência de dados eficiente, pois utilizam o conceito de:
A
armazenamento em bloco
B
compartilhamento por arquivos
C
transferência em nível de arquivo
D
movimentação por diretórios
Sobre a área de suporte e rede, analise as afirmações a seguir.

1) O Fiber Channel over Ethernet (FCoE) foi desenvolvido para permitir que o tráfego FC seja transmitido através da rede Ethernet. O fato de os tráfegos do protocolo FC nunca serem segmentados é uma característica importante do encapsulamento.
2) Redes de armazenamento podem ser construídas a partir de uma infraestrutura dedicada, por meio da tecnologia FC SAN, ou a partir de uma infraestrutura de rede existente, por meio das tecnologias IP SAN e FCoE.
3) Apesar das semelhanças entre Switches e Directors Fiber Channel, apenas Switches podem ser aplicados em redes SAN e utilizados como FCoE (Fibre Channel over Ethernet). 
Está(ão) correta(s): 
A
1, apenas.
B
2, apenas.
C
1 e 2, apenas.
D
2 e 3, apenas
E
1, 2 e 3. 
Com relação aos sistemas de armazenamento, analise as afirmativas a seguir.

1) Para conectar um servidor a uma SAN é necessário e suficiente uma interface HBA instalada no servidor, um cabo Fiber Channel e um switch Fiber Channel com portas disponíveis.
2) A implementação de zoneamento em um ambiente de SAN ajuda a assegurar QoS para as operações de E/S.
3) A principal diferença entre NAS e SAN é que o NAS trabalha no nível de blocos com uma conexão TCP/IP, enquanto uma SAN trabalha no nível de arquivos com uma conexão de Fiber Channel.
Está(ão) correta(s): 
A
1, apenas.
B
2, apenas.
C
3, apenas.
D
1 e 2, apenas.
E
1, 2 e 3.
Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: TJ-PE Prova: Analista Judiciário - Analista de Suporte
Existe uma divergência, entre os analistas, sobre os principais conceitos e diferenças entre DAS, SAN e NAS. Algumas das afrmações citadas foram. 

( ) DAS: sistema operacional próprio e a conexão TCP/ IP solucionam a limitação do NAS, mas para grandes empresas com muitas operações simultâneas, esse sistema pode fcar sobrecarregado e com baixa velocidade.
 ) SAN: possui baixo custo de implantação e simplicidade, porém apresenta grande limitação de trocas de dados e menor velocidade se comparado aos demais.
( ) NAS: possuem alta velocidade e conexão exclusiva com os servidores, sendo o mais complexo e efciente. Porém, este desempenho está acompanhado de maior custo, tornando-se inviável para pequenas e médias empresas, em geral.

Considerando as afrmações acima, dê valores de Verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A
V - V - V
B
V - V - F 
C
V - F - V
D
F - F - V
E
F - F - F
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: IBGE Prova: Análise de Sistemas - Suporte Operacional
SAN (Storage Area Network) é uma rede de alta velocidade que conecta servidores e dispositivos de armazenamento (storage). Com relação às características das redes SAN, analise as afirmativas a seguir:

I. Elimina a necessidade de conexão dedicada entre um servidor e o storage.
II. Discos magnéticos e óticos, além de fitas, podem ser conectados à SAN.
III. Pode ser usada para movimentar dados entre discos e fitas.

Está correto o que se afirma em: 
A
somente I
B
somente II
C
somente III
D
somente I e II
E
I, II e III
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Gestão - GERENTE DE SEGURANÇA
Texto Associado Texto Associado
Acerca de infraestrutura de hardware, julgue os itens a seguir.
A arquitetura Fibre Channel forma a base da infraestrutura de SAN (storage area networks) e foi criada para satisfazer à demanda de velocidades maiores de transferência de dados entre computadores, servidores e subsistemas de armazenamento maciço.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Analista Judiciário - Infraestrutura
Texto Associado Texto Associado
Acerca de subsistemas de armazenamento de dados e compartilhamento de arquivos, julgue os itens subsequentes.
Em uma SAN, cada servidor possui um conjunto próprio de dispositivos de armazenamento. Os protocolos da SAN impedem que servidores acessem os dispositivos de outros servidores, garantindo, assim, a segurança das informações armazenadas.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Gestão - GERENTE DE SUPORTE
Texto Associado Texto Associado
Considerando que SAN (Storage Area Network) e NAS (Network Attached Storage) são tecnologias para acesso a dispositivos de armazenamento de dados por meio de uma rede corporativa, julgue os itens a seguir.
A tecnologia SAN permite que haja consolidação de armazenamento e que este seja compartilhado por diversos servidores, mas não permite que as organizações conectem servidores e armazenamento geograficamente dispersos.
C
Certo
E
Errado
Página 1 de 7