Questões

Total de Questões Encontradas: 82

Umas das virtudes do TCP (Transmission Control Protocol) está em prover um serviço de transferência confiável entre dois processos que rodam em hospedeiros diferentes. Outro componente de extrema importância do TCP é seu mecanismo de controle de congestionamento, que tem como premissa a seguinte afirmativa:
A
O destinatário calcula o valor do campo janela (window), transmitindo os pacotes de reconhecimentos (ACK) que posteriormente irão notificar o remetente para evitar perda de dados, colaborando assim com o controle de fluxo.
B
O mecanismo de controle de congestionamento obriga cada remetente a limitar a taxa a qual envia tráfego para sua conexão como uma função do congestionamento de rede percebido.
C
O mecanismo de controle de congestionamento regula de forma incremental a taxa de envio dos pacotes, dado que cada roteador e comutador existente entre o remetente e o destinatário controlam a ocupação de suas respectivas filas de saída, não permitindo a saturação dos enlaces físicos.
D
O destinatário controla o envio de pacotes de reconhecimento (ACK), eliminando a perda dos pacotes de dados transmitidos.
E
Ao estabelecer uma conexão lógica entre o remetente e o destinatário, o TCP realiza reserva de banda, reduzindo o congestionamento do caminho. 
Ano: 2018 Banca: UEM Órgão: UEM Prova: Técnico - Informática
Com relação aos protocolos UDP e TCP, analise as assertivas abaixo.

I) O protocolo UDP é um protocolo de transporte orientado à conexão.
II) O protocolo UDP é mais leve, porém essa leveza vem do fato que ele tolera perdas de pacotes.
III) O protocolo TCP preza pela confiabilidade da transmissão dos dados.
IV) O protocolo TCP é mais utilizado em jogos on-line, streaming de vídeo e de voz. 
Podemos afirmar que estão corretas 
A
Apenas I e II
B
Apenas II e III 
C
Apenas I e IV
D
Apenas III  
E
Apenas II 
No modelo de Pilha de Protocolos TCP/IP, qual das opções a seguir está CORRETA sobre os protocolos TCP e UDP, respectivamente, quanto a que camadas pertencem?
A
 III e IV
B
 IV e V 
C
 II
D
 IV
E
 IV e V
Ano: 2018 Banca: CONSULPLAN Órgão: CMBH Prova: Analista de TI - Infraestrutura de Sistemas
Todo serviço e/ou protocolo de comunicação possui suas respectivas portas-padrão. Sabe-se que essas portas, por medidas de segurança, podem ser modificadas e/ou reconfiguradas nos servidores. Cada protocolo utiliza um respectivo protocolo da camada de transporte, seja o TCP (Transmission Control Protocol) ou UDP (User Datagram Protocol), ou ambos os protocolos. 
Assinale, a seguir, a porta padrão e o respectivo protocolo da camada de transporte que o protocolo RIP utiliza
A
TCP; 520.
B
TCP; 179.
C
UDP; 520.
D
UDP; 179.
Ano: 2018 Banca: CONSULPLAN Órgão: CMBH Prova: Analista de TI - Infraestrutura de Sistemas
Na modelagem e gerenciamento de conexões TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão), “as etapas necessárias para o estabelecimento e o encerramento de conexões podem ser representadas em uma máquina de estados finitos”. Acerca dos estados usados na máquina de estados finitos para o gerenciamento de uma conexão TCP, assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado de “SYN SENT”.
A
Aguarda a entrega de todos os pacotes.
B
A aplicação começou a abrir uma conexão.
C
Estado normal para a transferência de dados.
D
Uma solicitação de conexão chegou: espera por ACK.
Em uma arquitetura de rede do tipo cliente/servidor, a estrutura que agrega endereço IP e número de porta é conhecida como 
A
aplicação
B
camada de rede
C
interface ethernet
D
socket
E
TCP
O serviço Web usa o HTTP (HyperText Transfer Protocol) para transportar dados em texto plano, não criptografado. Para proteger o tráfego desse serviço, a aplicação do servidor deve ser configurada para usar o HTTPS (HTTP over TLS/SSL). A porta de comunicação TCP (Transport Control Protocol) padrão do HTTPS é a porta número 
A
443
B
465
C
587
D
993
E
995
Ano: 2017 Banca: IBFC Órgão: TJ-PE Prova: Analista Judiciário - Analista de Suporte
Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifca corretamente as características técnicas dos protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e UDP (User Datagram Protocol)
A
o TCP pertence a camada de transporte e o UDP à camada de rede do modelo OS
B
o protocolo UDP é melhor para transmitir dados pouco sensíveis, como fuxos de áudio e vídeo
C
o cabeçalho do protocolo UDP possui mais campos do que o cabeçalho do protocolo TCP
D
tanto o protocolo TCP como o UDP pertencem a camada três do modelo OS
E
o TCP é um protocolo mais rápido de transmissão de dados do que o protocolo UDP
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-RS Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
No que se refere aos fundamentos da pilha TCP/IP e às noções de protocolos de transporte TCP e UDP, assinale a opção correta.
A
Quando provêm de um mesmo processo de origem e possuem o mesmo programa de destino, os datagramas de usuário enviados pelo UDP são dependentes
B
O cálculo do checksum realizado para datagramas UDP é idêntico ao cálculo para pacotes IP, incluindo o cabeçalho e os dados provenientes da camada de aplicação
C
O TCP/IP é um conjunto de protocolos hierárquicos compostos por módulos interativos cujas camadas contêm protocolos interdependentes sem possibilidade de combinação
D
A movimentação de dados na camada de transporte em TCP/IP é realizada pelo protocolo IP
E
Na camada física e na de enlace, o TCP/IP suporta protocolos padrão e protocolos proprietários
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PI Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computadores
Assinale a opção que mostra, na ordem em que aparecem, a aplicação popular da Internet, seu protocolo de camada de aplicação e seu protocolo de transporte subjacente.
A
transferência de arquivos, BITTorrent, UDP 
B
VOIP, VSP, UDP 
C
correio eletrônico, SMTP, UDP 
D
acesso a terminal remoto, Telnet, TCP 
E
Web, HTML, UDP 
Página 1 de 9