Questões

Total de Questões Encontradas: 56

Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB Prova: Analista - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
A pilha é uma estrutura de dados que permite a inserção e a remoção desses dados sempre por meio de regras predefinidas. Para que essas operações sejam realizadas, são utilizadas duas funções: push e pop. Com base nessa informação, considere que um programa possua uma pilha p, inicialmente vazia, e que as seguintes operações foram realizadas: PUSH(p, 10); PUSH(p, 5); PUSH(p, 3); PUSH(p, 50); POP(p); PUSH(p, 11); PUSH(p, 9); PUSH(p,20); POP(p); POP(p).
Ao fim da execução desses comandos, quais serão o topo da pilha e o somatório dos elementos ainda dentro da pilha, respectivamente?
A
50 e 68.
B
20 e 58.
C
11 e 29.
D
9 e 38.
E
3 e 29.
Ano: 2019 Banca: UFG Órgão: IF-GO Prova: Técnico - Tecnologia da Informação
Considere que os números 10, 11, 12, 13, 14 foram inseridos, nessa ordem, em uma fila. Esses mesmos números foram inseridos na mesma ordem em uma pilha. Nesse caso,
A
o topo da pilha é o número 10.
B
o primeiro elemento a ser removido da pilha é o número 10.
C
o número 14 é o primeiro elemento a ser removido da fila.
D
o último elemento a ser removido da fila é o número 14.
Texto Associado Texto Associado
Round-Robin é um tipo de escalonamento preemptivo mais simples e consiste em repartir uniformemente o tempo da CPU entre todos os processos prontos para a execução. Os processos são organizados em uma estrutura de dados, alocando-se a cada um uma fatia de tempo da CPU, igual a um número de quanta. Caso um processo não termine dentro de sua fatia de tempo, retorna para o fim da estrutura e uma nova fatia de tempo é alocada para o processo que está no começo da estrutura e que dela sai para receber o tempo de CPU.
A estrutura de dados utilizada nesse tipo de escalonamento é
A
pilha.
B
árvore B.
C
fila circular.
D
fila simples.
E
árvore binária.
Ano: 2018 Banca: UFG Órgão: SANEAGO Prova: Analista - Analista de Sistemas
As estruturas de dados podem ser caracterizadas como forma organizada de armazenar dados ou informações na memória, de modo a otimizar o acesso de algoritmos de manipulação de dados associados a estas estruturas. Sendo assim,
A
as pilhas são estruturas que recuperam os dados na ordem reversa em que eles foram armazenados. 
B
 as pilhas são estruturas que recuperam os dados na ordem direta em que eles foram armazenados.
C
as filas são estruturas que recuperam os dados na ordem reversa em que eles foram armazenados.
D
as filas são estruturas que recuperam os dados na ordem reversa em que eles foram retirados. 
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PE Prova: Técnico Judiciário - Programação de Sistemas
Três aspectos são fundamentais no que se refere a estruturas de dados: a abstração, a distinção entre estruturas estáticas e dinâmicas e o conceito de ponteiro. A partir dessa informação, assinale a opção correta.
A
Na estrutura do tipo fila, as inserções e remoções são executadas por uma única extremidade da estrutura, de modo que o último elemento a entrar na estrutura é o primeiro a ser removido
B
As pilhas, conhecidas como estruturas FIFO (first-in, first-out), possuem duas principais operações, denominadas push e pop; a primeira insere um elemento na estrutura, a segunda remove um elemento da estrutura
C
Em uma estrutura do tipo árvore, cada elemento é chamado de nó, sendo o único nó do topo chamado nó-raiz e os nós nas extremidades chamados nós terminais
D
A estrutura do tipo matriz é conhecida como um arranjo retangular chamado arranjo homogêneo ou matriz, em que o termo homogêneo significa que todos os elementos do arranjo são de tipos diferentes
E
Listas, que podem ser classificadas como estrutura estática ou dinâmica, consistem em uma coleção de elementos que aparecem em ordem combinatória
Estruturas de dados básicas, como as pilhas e filas, são usadas em uma gama variada de aplicações. As filas, por exemplo, suportam alguns métodos essenciais, como o
A
enqueue(x), que insere o elemento x no fim da fila, sobrepondo o último elemento.
B
dequeue(), que remove e retorna o elemento do começo da fila; um erro ocorrerá se a fila estiver vazia.
C
push(x), que insere o elemento x no topo da fila, sem sobrepor nenhum elemento.
D
pop(), que remove o elemento do início da fila e o retorna, ou seja, devolve o último elemento inserido.
E
top(), que retorna o elemento do fim da fila sem removê-lo; um erro ocorrerá se a fila estiver vazia.
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Técnico de Nível Superior - DESENVOLVEDOR
Texto Associado Texto Associado
No que concerne aos aspectos de linguagens de programação, algoritmos, estrutura de dados e case, julgue os itens subsequentes.
Pilha é uma coleção de objetos que são inseridos e retirados de acordo com o princípio LIFO (last in first out). O armazenamento das últimas páginas visitadas pelos navegadores web e os mecanismos de reversão (undo) dos editores de texto são exemplos desse tipo abstrato de dados.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2014 Banca: FUMARC Órgão: AL-MG Prova: Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas
Analise as seguintes afirmativas sobre a análise de complexidade das operações possíveis em estruturas de dados do tipo Pilha:

I. A operação de inserção de um elemento na pilha precisa reorganizar a estrutura de dados, podendo gastar um tempo de execução de O(n).
II. A operação de retirada de um elemento da pilha é uma operação de tempo constante O(1).
III. Na operação de consultar toda a pilha, todos os elementos são percorridos, gastando-se um tempo de execução de O(n).

Estão CORRETAS as afirmativas:
A
I e II, apenas.
B
I e III, apenas.
C
II e III, apenas.
D
I, II e III.
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: Informática - Programação de Sistemas
Em determinado projeto de software para help desk, está especificado como requisito que os incidentes de TI devem ser resolvidos por ordem de chegada. Esta regra de negócio leva à necessidade de organizar os incidentes em uma estrutura de:
A
Árvore, pois, uma árvore permitirá organizar os incidentes tanto em forma de pilha quanto em forma de fila.
B
Pilha, pois, o empilhamento de incidentes permite que o primeiro incidente que chegar na pilha seja o primeiro a ser atendido.
C
Fila, pois, em uma estrutura de fila os incidentes são enfileirados de modo que o primeiro incidente que chegar será o primeiro a sair da fila para ser atendido.
D
Fila, pois, em uma estrutura de fila os incidentes serão empilhados de modo que o último incidente que entrar na fila será o primeiro a ser atendido. 
Ano: 2015 Banca: IESES Órgão: IFC-SC Prova: Informática - Arquitetura de Computadores
 Assinale a opção correta relativa às operações básicas suportadas por pilhas.
A
Push: insere um novo elemento no final da pilha.
B
Push: coloca um elemento no topo da pilha.
C
Top: transfere o último elemento para o topo da pilha.
D
Pop: adiciona elementos ao topo da pilha.
Página 1 de 6