Questões

Total de Questões Encontradas: 22

Julgue os seguintes itens, considerando a correção gramatical  dos  trechos  apresentados  e  a  adequação  da  linguagem  à  correspondência oficial. 
Ao cumprimentar à Vossa Senhoria, apresentamo‐lo, os  resultados das auditorias realizadas nas clínicas médicas  indicadas na denúncia.
C
Certo
E
Errado
Julgue os seguintes itens, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Ao cumprimentar à Vossa Senhoria, apresentamo-lo, os resultados das auditorias realizadas nas clínicas médicas indicadas na denúncia.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STM Prova: ANALISTA JUDICIÁRIO - ANÁLISE DE SISTEMAS
Em um documento a ser enviado pelo ministro presidente do Superior Tribunal Militar ao ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, é adequado o emprego do pronome de tratamento Vossa Senhoria como vocativo, pois ambos (remetente e destinatário) ocupam cargos de mesmo nível hierárquico.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TRE-PE Prova: Técnico Judiciário - Programação de Sistemas
Assinale a opção correta de acordo com as características formais e linguísticas dos documentos oficiais.
A
O envelope que traga comunicação oficial endereçada a um senador da República deverá ser preenchido conforme o modelo abaixo.
A Vossa Excelência o Senhor
Senador (nome do Senador)
Senado Federal
​70165-900 Brasília – DF
B
O fecho adequado para figurar em uma comunicação oficial que parta de uma autoridade superior para uma autoridade inferior é Respeitosamente
C
Em uma comunicação que tenha como destinatário o governador de um estado da Federação, o tratamento a ser-lhe dispensado deverá ser Vossa Excelência e o vocativo a ser empregado será Senhor Governador
D
Em todas as comunicações oficiais, deve-se adotar, na identificação do signatário, o modelo abaixo.
                                        Assinatura
     Nome da autoridade que expede a comunicação oficial
     Cargo da autoridade que expede a comunicação oficial
E
No exemplo Mem. 72/2015 – Setor de Compras, constam a identificação do tipo e número do expediente bem como informação referente ao órgão para o qual esse expediente se destina, qual seja, o Setor de Compras
Com relação a aspectos gerais de forma e de linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
É obrigatório, nas comunicações oficiais, o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares.
C
Certo
E
Errado
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Técnico Administrativo - Conhecimentos Básicos
Texto Associado Texto Associado
Tendo como referência as Normas para padronização de documentos da Universidade de Brasília, julgue os itens que se seguem.
A forma padrão de endereçamento para correspondências dirigidas a advogados e médicos é a seguinte: A Sua Excelência o Doutor
C
Certo
E
Errado
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-CE Prova: Analista Judiciário - Conhecimentos Básicos
Imagem da Questão
Considerando o endereçamento de comunicação hipotética acima, assinale a opção correta.
A
Um expediente oficial com o endereçamento em tela não poderia ser um ofício.
B
Caso o endereçamento em apreço fosse de uma comunicação destinada ao chefe do Poder Judiciário, por exemplo, o vocativo adequado seria Excelentíssimo Senhor, seguido do respectivo cargo.
C
O destinatário da comunicação com o endereçamento em apreço deve ser tratado por Vossa Senhoria.
D
O superlativo Ilustríssimo deve ser acrescentado imediatamente antes do termo “Senhor” no endereçamento em questão a fim de garantir maior formalidade de tratamento do destinatário.
E
O referido endereçamento poderia constar no campo reservado ao destinatário de um memorando, imediatamente após a data.
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-CE Prova: Analista Judiciário - Conhecimentos Básicos
Assinale a opção correta acerca dos aspectos formais das comunicações oficiais.
A
A formalidade diz respeito à urbanidade na abordagem do assunto da comunicação, ao passo que a impessoalidade diz respeito ao emprego adequado dos pronomes de tratamento na interação com as autoridades.
B
Os ministros dos tribunais superiores devem ser tratados por Vossa Excelência e o vocativo referente a eles deve ser Senhor Ministro.
C
O aviso, o ofício e a exposição de motivos têm a apresentação do padrão ofício, embora difiram quanto à diagramação.
D
Os pronomes possessivos devem ser empregados em concordância com os pronomes de tratamento, a exemplo de “Vossa Senhoria deve prestar contas de vosso uso da verba de gabinete”.
E
Assinatura, nome e cargo compõem a forma da identificação do signatário, elemento essencial nas comunicações oficiais, exceto quando o remetente é o presidente da República.
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Especialista - Conhecimentos Básicos
Texto Associado Texto Associado
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República.
Nas comunicações endereçadas ao ministro da Educação, a forma de tratamento empregada deve ser Vossa Excelência, e o vocativo utilizado deve ser Excelentíssimo Senhor. 
C
Certo
E
Errado
Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: TJ-PA Prova: Analista Judiciário - Conhecimentos Básicos
Leia o seguinte fragmento de um ofício, citado do Manual de Redação da Presidência da República, no qual expressões foram substituídas por lacunas. 
Imagem da Questão
A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa e atendendo às orientações oficiais a respeito do uso de formas de tratamento em correspondências públicas, é:
A
Vossa Excelência … sua 
B
Vossa Eminência … vossa 
C
Vossa Senhoria … tua 
D
Vossa Magnificência … sua 
E
Sua Senhoria … vossa
Página 1 de 3