Questões

Total de Questões Encontradas: 08

Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Sobre a pontuação do texto, considere:

 I. Mantém-se a correção alterando-se a pontuação da frase Oh! meu senhô! fico. (7o parágrafo) para Oh, meu senhô, fico!  
 II. O ponto e vírgula, no segmento ... por me não escovar bem as botas; efeitos da liberdade... (11o parágrafo), pode ser substituído por dois-pontos.  
 III. No segmento Por isso digo, e juro se necessário for, que toda a história desta lei de 13 de maio... (1o parágrafo), pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após juro.

Está correto o que consta em
A
II, apenas.
B
I, II e III.
C
II e III, apenas.
D
I e III, apenas.
E
I, apenas.
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: MANAUSPREV Prova: Técnico Previdenciário - Informática
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Atente para as frases abaixo sobre a pontuação do texto.

 I.  No segmento ...genealógica do sonho, e dá a tudo isso o título... (3º parágrafo), a vírgula pode ser corretamente suprimida, uma vez que é seguida da conjunção aditiva "e".  
 II. No segmento ...nossa intemperança. Então, incapazes de trazê-lo... (2º parágrafo), o ponto final pode ser corretamente substituído por ponto e vírgula, feita a alteração entre maiúscula e minúscula.  
 III. No segmento ...seduz mais o pintor do que o fundo natural... (3º parágrafo), o acréscimo de uma vírgula imediatamente após "pintor" acarretaria a separação equivocada do verbo e seu complemento.

Está correto o que se afirma APENAS em
A
I e II. 
B
III. 
C
II.  
D
II e III. 
E
I. 
Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: TCU Prova: Analista de Controle Externo - Conhecimentos Básicos
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Nas linhas 11, 12 e 13, o uso do sinal de ponto e vírgula, para separar termos de enumeração, preserva a hierarquia de informações, já que há necessidade de emprego de vírgula na estruturação sintática de alguns desses termos.
C
Certo
E
Errado
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
A pontuação está plenamente adequada na seguinte frase:
A
Houve um momento, agudo na nossa história, em que por razões políticas, artistas foram levados à criação de obras que se pretendiam engajadas, em determinadas lutas de classe.
B
Além da dramaticidade própria de certos gêneros musicais a Bossa Nova repudiava também, a interpretação excessivamente exaltada, de alguns cantores. 
C
Assim como João Cabral, Guimarães Rosa também adotou, em seus textos primorosos uma articulação entre elementos da cultura popular, e da cultura clássica ou erudita. 
D
Inspirados no jazz, segundo afirmam alguns críticos musicais, Tom Jobim e João Gilberto criaram e difundiram, ao longo dos anos 60, o ritmo e as canções da então chamada Bossa Nova. 
E
Ficam claras no texto, as contribuições que a cultura e a política dão uma à outra, pelas quais, toda manifestação artística pode também, ser vista como manifestação histórica.
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TST Prova: Analista Judiciário - Conhecimentos Básicos
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase: 
A
O texto é polêmico, de vez que, busca estabelecer um equilíbrio de julgamento, num terreno em que via de regra dominam as paixões,  já que tanto a religião como a ciência advogam para si mesmas, o estatuto do conhecimento verdadeiro. 
B
O texto é polêmico, de vez que busca estabelecer, um equilíbrio de julgamento, num terreno em que via de regra dominam as paixões;  já que tanto a religião como a ciência advogam para si mesmas, o estatuto do conhecimento verdadeiro. 
C
O texto é polêmico, de vez que: busca estabelecer um equilíbrio de julgamento num terreno em que, via de regra, dominam as paixões já que tanto a religião, como a ciência, advogam para si mesmas o estatuto do conhecimento verdadeiro. 
D
O texto é polêmico, de vez que busca estabelecer um equilíbrio de julgamento num terreno em que, via de regra, dominam as paixões, já que tanto a religião como a ciência advogam para si mesmas o estatuto do conhecimento verdadeiro. 
E
O texto é polêmico de vez, que busca estabelecer um equilíbrio de julgamento, num terreno em que via de regra, dominam as paixões já que, tanto a religião como a ciência, advogam, para si mesmas, o estatuto do conhecimento verdadeiro.
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TJ-RJ Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
(É que talvez os relevos dos grandes sentimentos humanos só se deixem mesmo apalpar pelo avesso: a falta permite, mais facilmente, sondar a profundidade do pleno, a dor, do contentamento.)

Atente para as afirmações seguintes sobre a pontuação empregada na frase acima, transcrita do 1o parágrafo do texto.

 I. O uso dos parênteses para isolar a frase justifica-se por se tratar de uma digressão que, embora relacionada à reflexão feita no parágrafo, interrompe momentaneamente o fluxo do pensamento.  
 II. Os dois-pontos introduzem um segmento que constitui, de certo modo, uma ressalva ao que se afirma no segmento imediatamente anterior.  
 III. As vírgulas que isolam o segmento mais facilmente poderiam ser retiradas sem prejuízo para a correção e a lógica.

Está correto o que se afirma em
A
I, apenas. 
B
I e II, apenas. 
C
I e III, apenas. 
D
II e III, apenas. 
E
I, II e III. 
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Considere as frases abaixo.

I.  Ao se suprimirem as vírgulas do trecho A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana..., o verbo deverá ser flexionado no plural.

II.  Na frase Georges Canguilhem acrescenta que ela é um estado de “inconsciência em que o sujeito é de seu corpo”, pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após inconsciência, sem prejuízo para a correção.

III.  Na frase De fato, na vida cotidiana o corpo se faz invisível, flexível; sua espessura é apagada pelas ritualidades sociais..., o ponto e vírgula pode ser substituído, sem prejuízo para a correção e o sentido original, por dois-pontos.

Está correto o que se afirma APENAS em
A
II e III.
B
I e II.
C
I.
D
II.
E
I e III.
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase: 
A
As fotografias, por prosaicas que possam ser, representam um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado que foi pela magia da imagem e por ela instado a uma viagem imaginária.
B
As fotografias, por prosaicas que possam ser representam um corte temporal; brecha no tempo, por onde entra nosso olhar capturado, que foi pela magia da imagem, e por ela instado a uma viagem imaginária.
C
As fotografias por prosaicas, que possam ser, representam um corte temporal: brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado que foi, pela magia da imagem, e por ela instado a uma viagem imaginária.
D
As fotografias por prosaicas, que possam ser representam, um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar capturado, que foi pela magia da imagem e por ela instado a uma viagem imaginária.
E
As fotografias por prosaicas que possam ser, representam um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado, que foi pela magia da imagem e, por ela, instado a uma viagem imaginária. 
Página 1 de 1