Questões

Total de Questões Encontradas: 06

Ano: 2018 Banca: UFG Órgão: SANEAGO Prova: Analista - Analista de Sistemas
O principal manancial hidrotermal do estado de Goiás está localizado nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente. Estudos recentes demonstram que as águas termais se originam
A
do armazenamento de água em bacias subterrâneas em áreas vulcânicas.
B
do curso de água por cima de uma rocha de composição resistente à erosão.
C
da infiltração das águas da chuva no solo em grandes profundidades. 
D
da pressão da água armazenada em lençóis freáticos sob rochas impermeáveis. 
Texto Associado Texto Associado
Inicialmente, a categoria "populações tradicionais" congregava seringueiros e castanheiros da Amazônia. Desde então, expandiuse, abrangendo outros grupos que vão de coletores de berbigão de Santa Catarina a babaçueiras do sul do Maranhão e quilombolas do Tocantins. ( ... ) O que todos possuem em comum é o fato de que tiveram uma história de baixo impacto ambiental; formas equitativas de organização social e a presença de instituições com legitimidade para fazer cumprir suas leis. Mas, acima de tudo, estão todos dispostos a uma negociação: em troca do reconhecimento e do controle sobre o território, comprometem-se a prestar serviços ambientais. As populações tradicionais e suas organizações não tratam apenas com fazendeiros, madeireiros e garimpeiros. Tornaram-se parceiras de instituições centrais como as Nações Unidas, o Banco Mundial e as poderosas ONGs do primeiro mundo. 
Adaptado de Populações Indígenas, Povos Tradicionais e Preservação na Amazônia. CUNHA, M. C. e ALMEIDA, W. B. de A. (2001)
Com base no texto, compreende-se o uso da categoria "populações tradicionais" para indicar grupos que
A
 participam da economia global, agregando conhecimento local e preservando técnicas de baixo impacto ambiental
B
são naturalmente conservacionistas e se mantêm fora dos circuitos centrais da economia de mercado
C
organizam-se em tribos e comunidades autogeridas, com leis e tradições orais milenares. 
D
 correspondem à população nativa, etnicamente identificada com os índios brasileiros
E
desejam permanecer em estado de isolamento em relação às instituições que representam o Estado Nacional.
A respeito do desmatamento no Estado de Rondônia, analise as afirmativas a seguir.

I. Até 2004, mais de um terço do território era afetado por processos de desmatamento com graves impactos para todo o Estado, como a perda da biodiversidade e mudanças no regime hidrológico.
II. As regiões mais atingidas pelo desmatamento se concentram no leste rondoniense, devido ao maior avanço das atividades ligadas à pecuária e à sojicultura.
III. As áreas protegidas do Estado correspondem a aproximadamente 40 % do território, incluindo Terras Indígenas e Unidades de Conservação, também afetadas progressivamente pelo desflorestamento.

Está correto o que se afirma em: 
Imagem da Questão
A
II, apenas
B
I e II, apenas
C
I e III, apenas
D
II e III, apenas
E
I, II e III
Sobre os principais fluxos e movimentos que caracterizaram os processos de ocupação do espaço amazônico e, especificamente, o de Rondônia, analise as afirmativas a seguir.

I. No século XVII, a bacia hidrográfica do Amazonas foi um dos eixos de penetração, da foz para montante, de expedições militares, de sertanistas aventureiros e de missões religiosas em busca de pau-brasil, drogas do sertão e resgate de índios, resultando na ocupação do vale do Guaporé-MamoréMadeira.
II. Entre fins do século XIX e meados do XX, a direção dominante dos movimentos migratórios para a região amazônica, de leste para oeste, acompanhou a forte demanda internacional pelo látex, em duas etapas, marcadas, respectivamente, pela pressão da seca nordestina de 1877 e pelo programa do Estado Novo dos "soldados da borracha".
III. Nas últimas décadas do século XX, o eixo rodoviário BrasíliaAcre foi de importância decisiva para o abastecimento de Porto Velho e do território rondoniense, tendo contribuído para a expansão da fronteira agrícola e das atividades pecuaristas que, aliadas aos incentivos do governo federal, atraíram grandes contingentes de imigrantes com a criação de inúmeros municípios.

Está correto o que se afirma em: 
A
II, apenas.
B
I e II, apenas. 
C
I e III, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III.
Texto Associado Texto Associado
Leia o fragmento a seguir.

Desde a boca do Jaurú pela parte ocidental prosseguirá a fronteira em linha reta até a margem austral do rio Guaporé defronte da boca do rio Sararé que entra no dito Guaporé pela sua margem setentrional; com declaração que se os comissários, que se hão de despachar para o regulamento dos confins nesta parte, na face do país, acharem entre os rios Jaurú e Guaporé outros rios, ou balizas naturais por onde mais comodamente, e com maior certeza, se possa assinalar a raia naquela paragem, salvando sempre a navegação do Jaurú, que deve ser privativa dos portugueses, e o caminho que êles costumam fazer do Cuiabá para Mato Grosso; os dois Altos contraentes consentem e aprovam que assim se estabeleça, sem atender a alguma porção mais ou menos de terreno que possa ficar a uma ou a outra parte.
Tratado de Madri, Art. VII. 1750. Apud http://info.lncc.br/madri.html 
A respeito da sistematização das fronteiras da Região Amazônica, no século XVIII, analise as afirmativas a seguir.

I. O Tratado privilegiou a rede fluvial e os marcos geográficos para definir as novas fronteiras, a serem confirmadas por eventuais comissões demarcatórias de ambas as partes.
II. A negociação garantiu a Portugal o controle exclusivo da navegação pelo rio Jauru, fator importante porque permitiria supervisionar o acesso às minas de Mato Grosso, território elevado a capitania, em 1748.
III. O acordo se baseou no princípio do uti possidetis, segundo o qual o direito de posse da terra caberia a seus efetivos ocupantes.

Está correto o que se afirma em
A
I, somente. 
B
 II, somente. 
C
III, somente. 
D
I e II, somente. 
E
I, II e III.
Ano: 2016 Banca: ESAF Órgão: ANAC Prova: Analista Administrativo - Análise de Sistemas
Assinale a opção correta relativa a Sistema de Georreferenciamento.
A
São tipos de análise para dados espaciais: medidas, análise de interfaces, análise de local, análise de tempo
B
Um banco de dados espacial passa por verificação de convergência para armazenar dados relacionados a espaços de objetos e de processos
C
São tipos de análise para dados espaciais: melhorias espaciais, análise de fluxo, localização de interfaces, gestão de terreno
D
Um banco de dados espacial é otimizado para armazenar e comutar dados relacionados a objetos não dimensionais
E
Um banco de dados espacial é otimizado para armazenar e consultar dados relacionados a objetos no espaço, incluindo pontos, linhas e polígonos
Página 1 de 1