Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: MANAUSPREV Prova: Analista Previdenciário - Tecnologia da Informação
Uma transação é uma unidade atômica de trabalho que ou estará completa ou não foi realizada. Para propostas de restauração, o administrador de restaurações mantém o controle das seguintes operações:  

− BEGIN_TRANSACTION: Marca o início da execução da transação.  
− READ ou WRITE: Especifica operações de leitura ou gravação em itens do banco de dados, que são executadas como parte de uma transação.

I.  Especifica que as operações READ e WRITE da transação terminaram e marca o fim da execução da transação. Entretanto, nesse ponto é necessário verificar se as mudanças introduzidas pela transação podem ser permanentemente aplicadas ao banco de dados (efetivadas), ou se a transação deverá ser abortada porque viola a serialização, ou por alguma outra razão.

II. Indica término com sucesso da transação, de forma que quaisquer alterações (atualizações) executadas poderão ser seguramente efetivadas no banco de dados e não serão desfeitas.

III. Indica que uma transação não terminou com sucesso, de forma que quaisquer mudanças ou efeitos que a transação possa ter aplicado ao banco de dados deverão ser desfeitas.

As operações I, II e III correspondem, correta e respectivamente, a: 
A
FINISH;  ROLLBACK; COMMIT.
B
END_TRANSACTION;  SUCCESSFUL_TRANSACTION; UNSUCCESSFUL_TRANSACTION. 
C
END_TRANSACTION;  COMMIT_TRANSACTION; ROLLBACK. 
D
STOP_TRANSACTION;  GO_TRANSACTION; BACK_TRANSACTION. 
E
STOP;  COMMIT; ROLLBACK.