Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: DPE-RJ Prova: Técnico Superior Especializado - Analista de Desenvolvimento de Sistemas
José adotou uma arquitetura orientada a serviços (SOA) para desenvolver uma aplicação e disponibilizar suas funcionalidades como serviços interoperáveis e reutilizáveis. Para que as funcionalidades da aplicação estejam de acordo com o paradigma SOA, José deve
A
utilizar o protocolo HTTP como contrato formal, permitindo assim que qualquer aplicação cliente acesse os serviços da aplicação desenvolvidos por José.
B
utilizar um repositório WSDL para disponibilizar contratos SOAP, aumentando a coesão e diminuindo o acoplamento do sistema.
C
implementar os serviços da aplicação utilizando padrões de projeto que permitam que um componente de software que implementa um determinado serviço seja utilizado em outro sistema.
D
implementar as funcionalidades do sistema na forma de serviços, garantindo que estes mantenham um baixo acoplamento, uma alta coesão e sejam de uma granularidade grossa.
E
utilizar um mecanismo de autenticação e HTTPs para garantir a segurança da sua aplicação e para garantir o alto acoplamento entre cliente e provedor de serviços.