Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRE-RR Prova: Técnico do Judiciário - Operação de Computadores
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
A referência ao jogador da seleção alemã constitui, no texto, exemplo que 
A
comprova a afirmativa sustentada pelo autor, quanto às dificuldades de readaptação de um jogador à realidade, depois de viver certo tempo em constante evidência, em situação de incessante dialética entre o metafórico e o literal, entre o lúdico e o real.
B
reafirma a percepção equivocada, embora seja geral, de que no futebol predomina o sentimento de equipe, pois a premiação se destina somente a um ou a outro jogador, aparentemente confirmando a visão de que este busca o sucesso pessoal, acima dos interesses do grupo.
C
minimiza a importância de certos prêmios conquistados por futebolistas, como o Ballon d’Or de 1990 recebido por Lothar Matthäus, ao considerar que esses apenas reproduzem o mundo distante da realidade, de fantasia, em que vivem habitualmente os jogadores.
D
aborda a dificuldade encontrada pelo jogador de inserção na realidade global quando termina a carreira, momento em que busca qualquer possibilidade de se manter sob holofotes, especialmente depois de ter sido premiado por sua atuação excepcional.
E
insiste na certeza de que o futebol tem implicações e significações psicológicas coletivas, observação que dilui a aceitação habitual da genialidade de grandes nomes do futebol, que acabam perdendo sua condição de ídolos, ainda que sejam imprescindíveis para as vitórias do time.