Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: CNMP Prova: Analista do CNMP - Desenvolvimento de Sistemas
Considere a tabela funcionario a seguir, cuja chave primária é FuncCPF, em um banco de dados relacional. 
Imagem da Questão
A manipulação de dados nesta tabela pode levar a problemas conhecidos como anomalias. Sobre elas, considere:

 I. Para incluir uma nova tupla na tabela será necessário incluir ou os valores de atributo do departamento para o qual o funcionário trabalha ou valores NULL, se o funcionário ainda não trabalha para nenhum departamento. Este é um exemplo de anomalia de inserção.  
 II. A única maneira de inserir um novo departamento que ainda não tenha funcionários é colocar valores NULL nos atributos para funcionário, já que este procedimento não viola a integridade de entidade. Este é um exemplo de anomalia de inserção.  
 III. Se o funcionário Antônio for excluído e este for o último funcionário trabalhando no departamento RH, a informação referente a este departamento se perde do banco de dados. Este é um exemplo de anomalia de exclusão.  
 IV. Se o valor de um dos atributos de determinado departamento for mudado (do departamento 5, por exemplo) será necessário atualizar as tuplas de todos os funcionários que trabalham neste departamento, caso contrário, o banco de dados ficará incoerente. Este é um exemplo de anomalia de modificação.

Está correto o que se afirma APENAS em
A
I, III e IV.
B
III e IV.
C
I, II e III.
D
II e IV.
E
I, II e IV.