Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TJ-AP Prova: Analista Judiciário - Desenvolvimento de Sistemas
O Portal Corporativo − PC, também chamado de EIP − Enterprise Information Portal, tem como objetivo primário promover eficiência e vantagens competitivas para a organização que o implementa. É INCORRETO afirmar:
A
Enquanto os armazéns de dados focalizam sobre dados e informação, o PC deve também apoiar os processos e workflows. Assim, provê um ponto central de acesso via navegador internet aos sistemas que cada colaborador da empresa precisa operar e consultar no seu dia a dia.
B
O conceito de metadado, base de linguagens de marcação como XML, é central para a evolução da internet, tanto em sua parte pública quanto na corporativa. Os metadados provêm os contextos de significados necessários à informação e torna os documentos mais facilmente localizáveis por mecanismos de busca.
C
A formação de taxonomias se beneficia da marcação (tagging) dos documentos. A marcação é um passo importante, tanto para garantir que mecanismos de busca encontrarão os documentos mais facilmente e os organizarão em classes, como para a disseminação dos documentos com base em regras de personalização. 
D
Dados não estruturados estão presentes em banco de dados e arquivos usados por sistemas transacionais e constituem, em geral, cerca de 10% dos dados de negócios de uma organização; o restante é composto por dados estruturados presentes em documentos, gráficos, áudio, vídeo etc. O PC utiliza metadados XHTML para integrar ambas as categorias de dados para possibilitar o acesso integrado a todas as fontes de informação.
E
Um dos objetivos centrais da gestão do conhecimento e, por conseguinte, dos EIPs é auxiliar os funcionários a encontrarem facilmente as fontes de informações corporativas no momento exato em que necessitam. A integração de mecanismos de busca com a solução de EIP pode prover, no menor tempo, os resultados mais relevantes para as consultas.