Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Arquitetura de Soluções de Software
Em um sistema que adere a uma arquitetura orientada a serviços (SOA), vários elementos da arquitetura estabelecem comunicações entre si, e recomenda-se que adotem vários padrões e recursos para comunicação, como HTTP (hypertext transfer protocol), WSDL (Web Services Description Language), SOAP (Single Object Acess Protocol), WS-BPEL (Web Services – Business Processes Execution Language), UDDI (Universal Description, Discover and Integration) e XML (eXtensible Markup Language), entre outros. Assinale a opção que formula relação correta entre esses padrões e (ou) recursos.
A
Um documento escrito na linguagem WSDL adota formato com base na linguagem XML e seu uso depende da existência do serviço UDDI. 
B
UDDI é um protocolo para definição das interfaces de serviços ofertadas por um objeto que presta serviços em uma arquitetura orientada a serviços. 
C
Um documento SOAP é formado por um envelope e uma mensagem, sendo escrito em aderência a esquemas definidos na linguagem XML e transportado usualmente em mensagens HTTP. 
D
WS-BPEL é uma notação para a representação abstrata de arquiteturas orientadas a serviço, independente de plataforma e tecnologias de suporte. 
E
HTTP, WSDL, UDDI, SOAP, WS-BPEL e SOA são tecnologias para a produção de documentos digitais que adotam o XML como formato padronizado.