Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
Assinale a opção correta a respeito das características do MPS.BR, desenvolvido para a melhoria do processo de software.
A
O modelo MPS.BR, que é embasado nas normas NBR ISO/IEC 12207, NBR ISO/IEC 15504 e CMMI DEV, tem sete níveis de maturidade (A a G), possui um custo acessível, avaliação bienal e forte interação universidade-empresa.
B
O principal foco do nível E, do MPS.BR, é adicionar processos que deem suporte à gestão do projeto no que diz respeito à garantia da qualidade e medição, bem como aqueles referentes à organização dos artefatos de trabalho, por meio da gerência de configuração.
C
Gerência de projetos, do MPS.BR, e planejamento de projeto, do CMMI DEV, são áreas de processos similares, ambas apresentando resultados esperados semelhantes às práticas específicas do CMMI DEV. Tanto no CMMI DEV como no MPS.BR, o nível de maturidade é gerenciado.
D
A gerência de projetos, um processo no nível G, do MPS.BR, apresenta as seguintes características: o escopo do trabalho para o projeto é definido, as tarefas e os produtos de trabalho são dimensionados utilizando-se métodos apropriados, o modelo e as fases do ciclo de vida do projeto são definidos, o planejamento e as estimativas das atividades são feitos com base no repositório de estimativas e no conjunto de ativos de processo organizacional.
E
Validação é o processo do MPS.BR, cujo propósito é confirmar que cada serviço ou produto de trabalho, do processo ou do projeto, atende apropriadamente os requisitos especificados.