Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: INMETRO Prova: Pesquisador - Governança de TI
O CMMI (capability maturity model integration) é um modelo integrado de aprimoramento de processos, utilizado como guia para a melhoria de processos nas organizações. Acerca das características do CMMI, assinale a opção correta.
A
O planejamento do projeto é a área de processo do CMMI DEV, que objetiva proporcionar um entendimento do progresso do projeto, de forma que ações corretivas apropriadas possam ser tomadas quando o desempenho deste desviar significativamente do plano. Monitoramento e controle é a área de processo que tem o propósito de estabelecer e manter planos que definam as atividades de projeto.
B
No CMMI, a representação contínua permite selecionar a sequência de melhorias que convêm à organização, dividindo as áreas de processo em seis níveis de maturidade: incompleto, realizado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado. A representação por estágios aponta um caminho predefinido de áreas de processos e define cinco níveis de maturidade: inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.
C
Denomina-se medição e análise a área de processo que tem como objetivo desenvolver e sustentar a capacidade de medições, utilizada para dar suporte às necessidades de gerenciamento de informações. Essa área tem o principal propósito de gerenciar a medição do tamanho do produto de software, considerando métricas como APF e UCP (use case point).
D
Solução técnica é a área de processo que tem o propósito de planejar, implementar e implantar melhorias no processo organizacional, com base na compreensão dos pontos fortes e fracos atuais relativos aos processos, assim como dos ativos de processo da organização.
E
Avaliar objetivamente processos, produtos de trabalho e serviços, fornecer um entendimento objetivo, comunicar e garantir a solução de não conformidades e estabelecer registro são algumas práticas específicas do processo de validação do CMMI DEV.