Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF 4ª REGIÃO (SUL) Prova: Analista Judiciário - Informática
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
De acordo com o texto,
A
um discurso deve ser claro para seu destinatário específico, de modo que o matemático, por exemplo, não precise entender necessariamente a linguagem direcionada a marinheiros ou trabalhadores do campo.
B
a diferenciação que Vieira estabelece entre clareza e distinção, duas virtudes que se alternam em um mesmo texto, torna-se relevante para atender a públicos distintos − respectivamente, os mais rudes e os mais estudados.
C
o próprio Fernando Pessoa, ao chamar Vieira de “Imperador da língua portuguesa”, indica-nos que sua linguagem é distinta, a ponto de prescindir da clareza necessária aos discursos de matemáticos e mareantes, que fazem uso das estrelas.
D
a comparação que Vieira faz entre o estilo e o céu estrelado é duplamente proveitosa − seja como explicação, seja como procedimento − para explicitar a complementaridade de duas virtudes textuais.
E
o céu, não obstante seja um termo comparativo de conhecimento geral, traz, dada sua elevação, dificul- dades de compreensão, característica essa que o aproxima do texto pretendido por Vieira.