Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-MA Prova: Técnico do Judiciário - Tecnologia da Informação
Um site da internet publicou o seguinte cenário:

         O objetivo de todo aeroporto é transportar passageiros. Para que isso seja possível, toda aeronave é administrada por um comandante: este é o responsável por pilotar aeronaves, realizando pousos e decolagens nos aeroportos. Para que os voos ocorram e sejam evitados acidentes, é necessária a presença de uma torre de controle nos aeroportos. A torre não pilota aeronaves, mas autoriza pousos, decolagens e administra as rotas dos voos. A torre de controle também não trabalha sozinha e para que seu trabalho seja possível são necessárias diversas ferramentas, dentre elas o painel de controle. Esta ferramenta é necessária para prover informações à torre que monitora o trafego aéreo em tempo real e orienta os voos.

Usando o cenário descrito acima como uma analogia para os processos da ITIL v3, considere as afirmações abaixo.

I. O Gerenciamento de Liberação e Implantação faz algo parecido com o que realiza ___I___ : libera e conduz a implantação para que ela atinja seu objetivo. Em outras palavras, implanta a mudança desejada.
II. O Gerenciamento de Mudanças é como ___II___ : orienta as mudanças, aprova, acompanha, verifica o andamento até o seu fim. Esse gerenciamento não implanta mudanças. O processo acompanha a mudança para que esta atinja seu objetivo e sejam evitados incidentes.
III. O Gerenciamento de Configuração pode ser comparado ___III___: seu objetivo é fornecer informações completas e atualizadas dos itens que gerencia, quais sejam hardware, software, ambientes, pessoas, documentações etc. para todos os processos. 

As lacunas I, II e III são correta e, respectivamente, preenchidas por:
A
a torre de controle; o comandante; ao painel de controle. 
B
o painel de controle; o comandante; à torre de controle. 
C
o comandante; uma torre de controle; ao painel de controle. 
D
a torre de controle; um painel de controle; ao comandante. 
E
o comandante; o painel de controle; à torre de controle.