Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: MPE-MA Prova: Analista Judiciário - Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Imagem da Questão
O diagrama acima foi modelado desta maneira porque respeita as seguintes características:
A
Representa atividades, que são ocorrências que acontecem em um instante de tempo, e transições, que são abstrações dos valores e ligações de um objeto, no caso uma conta bancária.
B
Possui notação específica como caixas que denotam casos de uso e linhas sólidas que conectam casos de uso com os objetos participantes do modelo. O caso de uso é a abertura da conta bancária e o objeto é a conta corrente. 
C
Mostra interações em larga escala, como uma sessão inteira de negócios do sistema bancário. Descreve uma sequência de comportamentos específica de um caso de uso.
D
Sua notação mostra estados − uma caixa com cantos arredondados, que especificam a resposta a eventos de entrada e transições, que são mudanças de um estado para outro, com a ponta da seta indicando o estado destino. Conta fechada é a transição para o estado final.
E
Apresenta operações ou atividades do sistema bancário com o propósito de mostrar as etapas deste sistema complexo e as restrições de sequenciamento entre elas, de acordo com a linha do tempo. A linha do tempo se inicia na atividade inicial (Conta criada) e finaliza na atividade final (Conta fechada).