Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª REGIÃO (CAMPINAS-SP) Prova: Analista Judiciário - Tecnologia da Informação
Utilizando a UML 2.0, casos de uso complexos podem ser construídos de partes menores por meio das relações include, extend e generalização. Sobre estas relações é correto afirmar que a
A
relação include é utilizada para incluir casos de uso que, mesmo que não fossem incluídos em outro caso de uso, apareceriam apenas uma vez no diagrama.
B
relação extend acrescenta comportamento incremental a um caso de uso; ela representa a situação frequente em que alguma capacidade inicial é definida e, mais tarde, recursos são acrescentados modularmente.
C
notação para uma relação include é uma seta ininterrupta, indo do caso de uso incluído até o caso de uso básico (incluinte), com a palavra-chave <<include>> rotulando a seta.
D
notação UML para uma relação extend é uma seta tracejada do caso de uso básico até o caso de uso extensão, com a palavra-chave <<extend>> rotulando a seta.
E
notação UML para uma relação de generalização é uma seta tracejada com cauda no caso de uso filho e ponta triangular no caso de uso pai.