Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT - 5ª REGIÃO (BA) Prova: Analista Judiciário - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Considerando-se o desenvolvimento do texto, está correto o que se afirma em:
A
Jorge Amado, num discurso de caráter didático, busca transmitir a uma amiga leitora suas próprias convicções sobre a atuação de jovens − que podem ser encontrados nas ruas de qualquer cidade, no quarto de qualquer casa − que participam da luta em defesa de seus ideais.
B
Jorge Amado, numa fala de caráter bastante pessoal, uma "canção sentida", como se lê de início, se posiciona a respeito de Castro Alves, impetuoso defensor de seus ideais humanitários, procedimento peculiar da juventude, que pode ser observado em todo lugar.
C
Tomando como exemplo a vida de Castro Alves, Jorge Amado se detém na necessidade de se reco- nhecer, ainda hoje, a importância do belo espetáculo de juventude oferecido até mesmo pelos moleques de rua, tema que já havia abordado anteriormente.
D
Em um extenso monólogo, Jorge Amado busca entender as razões que hoje e sempre impulsionaram e impulsionam a juventude − com o exemplo de Castro Alves, que começou muito moço e muito moço terminou −, a eternizar seus ideais em palavras impetuosas ou de amor.
E
Segundo Jorge Amado, a defesa da liberdade que, embora surja dos desejos do povo, das necessidades do povo, foi, à época de Castro Alves, um ideal que durou um instante na medida do tempo, tal como um forte vento que tudo destrói à sua passagem.