Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB Prova: Analista - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
A respeito das questões gramaticais referentes ao texto, assinale a alternativa correta.
A
Na linha 3, como se refere ao termo “metal”, o pronome “que” poderia ser substituído pela forma o qual.
B
Por concordar em gênero e número com os substantivos “descoberta” (linha 4) e “disseminação” (linha 4), a forma meias poderia ser empregada no lugar do vocábulo “relativamente” (linha 5).
C
De acordo com a norma-padrão, caso o autor julgasse conveniente substituir o termo “O povo antigo do Mediterrâneo” (linha 6) pela redação Grande parte das comunidades antigas do Mediterrâneo, a forma verbal “usava” (linha 6) deveria obrigatoriamente ser substituída pela construção usavam.
D
A redação mas não lhe usaram como papel-moeda devido o fato de não ser suficientemente duradouro. está totalmente em conformidade com a regência dos vocábulos sublinhados, por isso poderia substituir a oração “mas não era suficientemente duradouro para ser usado como papel-moeda.” (linhas 10 e 11).
E
A oração “cujas folhas alimentavam as lagartas da lucrativa indústria de seda chinesa.” (linhas 15 e 16) poderia ser substituída pela redação de onde se extraíam folhas para a alimentação das lagartas da lucrativa indústria de seda chinesa., pois, do ponto de vista da norma-padrão, estão corretos o emprego da preposição de, a colocação do pronome se e a flexão da forma verbal extraíam.