Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: BRB Prova: Analista - Tecnologia da Informação
Texto Associado Texto Associado
Imagem Associada da Questão
Considerando-se a relação entre as escolhas linguísticas e a expressão das ideias do texto, assinale a alternativa correta.
A
O autor empregou a construção “Diferentemente da” (linha 2) para estabelecer uma relação de ideias que é explicitada pelos vocábulos “cedo” (linha 3) e “tardias” (linha 5). Por isso, substituir a referida estrutura pela forma Ao contrário da tornaria a mensagem original mais precisa.
B
Conforme antecipa a estrutura “Dinheiro de amoreira” (título), é correto concluir que os chineses inventaram, a partir da casca da fruta da amoreira, o primeiro papel, o qual passou a ser utilizado para a fabricação e a impressão do primeiro papel-moeda.
C
A redação Para registrar informações, pergaminho feito de pele de ovelha era usado pelo povo antigo do Mediterrâneo. expressa uma mensagem incompatível com a do período “O povo antigo do Mediterrâneo usava pergaminho feito de pele de ovelha para registrar informações.” (linhas 6 e 7).
D
A construção “Não é acidental” (linha 12) introduz uma informação que quebra a expectativa gerada logo no primeiro período do texto, cuja mensagem principal poderia ser sintetizada pelo ditado popular Quem vê cara não vê coração.
E
Ao optar pela construção “lucrativa indústria de seda chinesa” (linha 16), o autor sugere que a criação do primeiro papel na China gerou lucro para a indústria de seda chinesa.