Ano: 2018 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: Tecnólogo em Redes de Computadores - Redes de Computadores
Umas das virtudes do TCP (Transmission Control Protocol) está em prover um serviço de transferência confiável entre dois processos que rodam em hospedeiros diferentes. Outro componente de extrema importância do TCP é seu mecanismo de controle de congestionamento, que tem como premissa a seguinte afirmativa:
A
O destinatário calcula o valor do campo janela (window), transmitindo os pacotes de reconhecimentos (ACK) que posteriormente irão notificar o remetente para evitar perda de dados, colaborando assim com o controle de fluxo.
B
O mecanismo de controle de congestionamento obriga cada remetente a limitar a taxa a qual envia tráfego para sua conexão como uma função do congestionamento de rede percebido.
C
O mecanismo de controle de congestionamento regula de forma incremental a taxa de envio dos pacotes, dado que cada roteador e comutador existente entre o remetente e o destinatário controlam a ocupação de suas respectivas filas de saída, não permitindo a saturação dos enlaces físicos.
D
O destinatário controla o envio de pacotes de reconhecimento (ACK), eliminando a perda dos pacotes de dados transmitidos.
E
Ao estabelecer uma conexão lógica entre o remetente e o destinatário, o TCP realiza reserva de banda, reduzindo o congestionamento do caminho.